sexta-feira, 5 de junho de 2009

POR QUE ZETINHA?

Algumas amigas que entraram no meu Blog, me perguntam: Por que ZETINHA?

Bem, com o passar dos anos, mais precisamente ao 60, descobri o quanto me deixava feliz ser chamada ZETINHA, por primas, amigas, tios ou pessoas que conviveram comigo na infância. Esse era o meu apelido de criança. Quem começou a me chamar assim? Desconfio que foi minha irmã mais velha que, com apenas um ano a mais , não conseguia me chamar de MARIZETE. Isso sempre acontece.
.
Na verdade nunca gostei do meu nome e o apelido carinhoso me agradava muito. Sonho sendo chamada assim. Engraçado.

A Biblia diz que " Os jovens terão visões e os velhos sonharão".
Não que eu seja velha,claro que não sou (apenas sessentinha e um e bem pertinho de dois), mas que eu ando sonhando muito, não posso negar.

Será sintomático?
Não interessa! Ando sonhando muito e daí?
Será que esses sonhos são formas de me sentir realizada dormindo, já que acordada é impossível? Claro que é impossível. Vejamos:

Sonho que sou criança;
Que todas as minhas amigas ainda são crianças;
Que sou adolescente;
Que meus filhos ainda são pequenos;
Que não tenho problemas;
Que meus pais estão vivos;
Que os meus tios mais queridos, que já faleceram, também convivem comigo;
Que sou muito desejada e querida;
Que não há nada impossível;
Que sou muito amada;
Que tenho muita força e venço todas as lutas;
Que nada nem ninguém pode comigo;
Que só faço o que quero;
Que não há impossível para mim.

Mas tem um sonho que é muito sacana: que estou namorando. Acredite. E o pior: que o meu namorado é o meu marido. Pode? Fazer o que?

Voltando ao assunto ZETINHA. Minha mãe e meu pai me chamavam
assim e quando chamavam MARIZETE, eu tremia. Algo eu tinha feito de errado (na cabeça deles) e ia logo, desconfiada, saber do que se tratava.
Já podia imaginar. Marisa minha irmã "dedo duro" tinha aprontado ou melhor, feito um "fuxico", como chamávamos.

Mas eu tive pais maravilhosos. Que quando necessário me repreendiam, davam conselhos, ensinavam o que era uma conduta certa, que deveríamos fugir de coisas erradas e sempre me davam um voto de confiança, embora não permitissem que eu me defendesse. Isso para eles era uma falta de respeito e eu aceitava "numa boa".Baterem? Quase nunca!
Como os amava e os admiro!!!

ZETINHA era feliz e não sabia.
Brincava de boneca;
De casinha;
De guisado;
De roda;
De cobra cega;
De anel;
De pular corda;
De amarelinha (apenas para ser moderna, pois eu chamava academia. Era assim que se chamava);
De pedra;
De mamãe, pois de papai e mamãe, não era permitido(meu pai proibia brincar com meninos. Descobri depois de adulta o porque);
De professora ( era o sonho de toda menina da minha época).

Há meu Deus!!! Como eu brincava!!! Não tinha TV , só tinha Radio, e para ouvir tinha a hora.

ZETINHA.
Esse nome me remete a minha infância querida.
Por favor me chamem de ZETINHA.

Zetinha
(Marizete Lacerda)

Um comentário:

Márcio Lacerda de Araújo disse...

Parabéns Zetinha... eeheheh
Ótima história. Gostei muito.
Um superbeijo
seu filho