quinta-feira, 9 de julho de 2009

Faz exatos treze anos do falecimento do meu pai e para homenageá-lo venho postar um Texto que escrevi logo após a sua morte com intensão de publicá-lo num Jornal, mas não o fiz:


RÉQUIEM A UM PAI MUITO QUERIDO
João de Oliveira Lacerda
(DÃO)


Papai, hoje eu não posso mais te beijar, mas posso te dizer, e se pudesse gritaria para o mundo inteiro ouvir, OBRIGADA PAPAI!!

Obrigada por tudo que fizeste por mim.

Pelas vezes que te levantaste no meio da noite e ias até meu quarto, com o teu amor de pai e zelo, que bem poucos o possuem com tanta intensidade , me cobrir e me abrigar do frio;

Pelo carinho expresso com gestos, palavras e atitudes. Não o fazias com beijos nem abraços, mas o fazias com o coração, que só falava a linguagem da verdade, assim com tu, pois nunca mentiste;

Pelo prazer que tinhas em se deslocar de Patos até Recife (em estrada de Barro) para comprar o que havia de novidade em tecido, para fazer as nossas roupas para a Festa da Padroeira (Festa da Guia, como chamavas). Me vestias com as melhores roupas e para cada noite era um vestido, cujos modelos eram belos e escolhidos pela minha amável e insquecível mãezinha, cujo bom gosto era indescutível e costurados, no capricho, pelas primas Remilda e Fana.

De quebra tinha a nossa querida Maria que me dava banho e ajudava mamãe a me arrumar, para que eu parecesse uma boneca, com aqueles vestidos rodados tendo por baixo um pau de arara cheio de goma e nos cabelos laços de fita combinando com o vestido.

E os sapatos? Ah!!! Eram comprados na "EXPOSIÇÃO" e tinha que ser do Rio Grande do Sul, o que havia de melhor.

Aos quinze anos, me lembro como se fosse hoje, fomos a Campina Grande comprar um relógio de ouro, e andamos tudo que foi Relojoaria e compramos na "Sta. Sofia" , pois eu era muito exigente e tinha muita dificuldade em me decidir, mas foste tão paciente, era uma das tuas qualidades.

De volta a Patos, fomos na "Safira Branca" ,de Hardmam Cavalcante, e lá compramos um colar de cristal de três voltas, que estava na moda, e ainda hoje guardo como lembrança. Com ele eu tirei a minha fotografia dos 15 anos, no "Foto de Seu Sebastião", porque era um costume na época.

Muito obrigada especialmente pela formação moral e religiosa que me deste.

Pelas missas que me obrigavas a assistir todo domingo, as vezes que me impuseste, como obrigação, comungar toda primeira sexta feira do mes e na véspera enfrentava uma fila emorme para a confissão, cujos pecados eram sempre: respondi a minha mãe, (pois a ti jamais ousara, pelo grande respeito que sempre impuseste), tive preguiça, menti. Meu Deus!!! Quanta ingenuidade!!!

Os jejuns e os rituais da Semana Santa, tais como a Via Sacra e procissões;

O mês de maio na Igreja da Conceição, eu ia todas as noites. Me lembro até de uma vez que decorei o Altar com tecidos de seda e tule, formando pregas com alfinetes e colocando um ramo de com umas flores. Achei o máximo!!!;

Pelos terços que tinhamos que rezar toda noite, mesmo morrendo de sono, mas sem reclamar;

Pelas leituras Bíblicas diárias que fazias durante uma hora e eu era obrigada a ouvir, e eu tinha tanta raiva, pois o que eu queria mesmo era brincar com minhas irmãs e amigas.

Pelos conselhos que me davas. Tinhas esse Dom. Muitas vezes me acordavas as 5:00 h da manhã e sentavas no pé da minha cama, para debulhá-los. Tantos eu ouvi e poucos eu segui. Como me arrependo disso!!!

Tudo isso Papai foi o caminho que me mostraste. As sementes que plantaste , com a tua mão de bom semeador, as fizeste cair em solo fértil e hoje estão dando os seus frutos, porque fizeste como recomenda Provérbios 22:6 "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".

Pai amado, viveste tua vida pregando a paz. Agora DESCANSA EM PAZ!!!

Tua filha ZETINHA


OBS:
Hoje sou Cristã Evangélica e meus Valores em relação a alguns Rituais da Igreja Católica mudaram, mais Jesus foi e sempre será o mesmo ontem, hoje e sempre e, independente de tudo, creio que o meu Papai está na Glória com Jesus, que sempre foi para ele, seu Senhor e Salvador.



3 comentários:

Unknown disse...

Segundo comentário de T. Ernane, seu Pai,João Lacerda,foi muito amigo e acolhedor. Seu primo Ernane guarda boas lembranças do Tio João.
Valéria

Unknown disse...

Gostei do texto. O que Tio João tinha destes itens?
As características dos Lacerda nordestinos eram casar com primos(inclusive meus pais são primos); viajar para terras desconhecidas em busca de aventuras; ter o sangue muito agitado, explodindo por motivos triviais; terem a fisionomia carrancudas; serem determinados a conseguir atingir seus objetivos, dinamismo e muito amor pelo próximo.
Valéria

Bete disse...

Este texto, tem um "q" muito familiar para mim. Essa, não foi uma homenagem somente para seu pai... essa homengem se estende a maioria dos pais da nossa geração. Pais que exerciam o papel de pai(cabeça da casa) e da mãe que cuida, que educa e que ensina,segundo Pv.22:6, conforme frizado por você. Por isso, querida, Parabéns! Parabéns pelo que você é. A filha querida de seu Dão, a mulher virtuosa do felizardo Geraldo e a amiga querida de todas as horas. Com certeza, seu Pai está muito bem agora e feliz pelos frutos que deixou aqui na terra. Parabéns!
Bete Casado.