quinta-feira, 9 de julho de 2009

Com muito orgulho, quero postar uma Homenagem feita ao Dr. Tarcisio Burity pelo meu filho Márcio Lacerda de Araújo:



Aproveito essa data, quando completa-se seis anos da passagem do ex-Governador Tarcísio Burity, para homenageá-lo. Dr. Tarcísio, pode ter certeza que seu nome sempre será lembrado pelas pessoas de bem da Paraíba. Seu nome já é um capítulo da história de nosso Estado.

Governador por dois mandatos não consecutivos, seguramente pode-se afirmar que foi o Mandatário do Estado que possuía um nível intelectual e cultural que dissoava dentre todos os outros que exerceram igual cargo, sem embargo de tantos outros ilustres paraibanos que ocuparam a cadeira máxima, como José Américo de Almeida.

Em suas passagens pelo governo realizou obras, políticas públicas e outras ações que orgulharam o povo paraibano. Certo é também que tempestades administrativas foram ocasionadas por motivação política de setores atrasados do estado, que não se adaptaram ao modo de governar de um titular que antevia as coisas.

Ou será que a Costa do Sol, idealizada há tanto tempo atrás, não continua atualíssima como uma promessa de desenvolvimento para a Paraíba? E por que esse projeto até hoje não foi concluído? Interesses... Se quiserem minha opinião, tenho um projeto jurídico e administrativo para enfim concretizar essa obra que foi um grande sonho do Governador Burity e que pode ser o nosso grande motor de desenvolvimento do Estado, que até hoje não para de ser ultrapassado por outros estados então mais pobres.

Tarcício Burity foi, antes de tudo, um homem dos livros, da música erudita, da Filosofia, do Direito, do magistério. Foi pai e esposo exemplar, e um cidadão ciente de suas obrigações. Sua biografia, segundo a Wikipedia, informa que:

"Até a graduação em Direito, na Universidade Federal da Paraíba, sua formação educacional se deu em João Pessoa. Fez mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Poitiers, na França, e doutorou-se em Ciências Políticas no Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais de Genebra. Antes de entrar na política, foi Promotor de Justiça no município de Araruna, e depois, Professor da UFPB, onde lecionou as seguintes disciplinas: Filosofia do Direito, História da Educação, Direito Internacional Público, Filosofia Antiga, Introdução à Ciência do Direito e Sociologia da Educação. Na universidade, também exerceu funções administrativas, como a de Chefe de Gabinete da Reitoria e Diretor da Faculdade de Direito".

Suas idéias, como disse, estavam à frente do seu tempo e podemos provar por meio das suas inúmeras obras, que até hoje nunca superadas por outros administradores.

Vamos relacionar - apenas - algumas das mais importantes idéias, ações e políticas públicas realizadas por Dr. Tarcísio:

Espaço Cultural - uma superestrutura de aço e concreto, com teatro, cinema, biblioteca, planetário, museu, galeria de arte, escola de música e praça do povo;

Mercado de Artesanato da Paraíba;

Centro Turístico de Tambaú;

Via Litorânea de Intermares;

Fundação Casa José Américo de Almeida e valorização da Orquestra Sinfônica da Paraíba - cultura;

Viaduto sobre o rio Sanhauá desativando a velha ponte;

Prédio anexo do Tribunal de Justiça;

Prédio do Paraiban na Epitácio Pessoa – hoje usado por diversos órgãos do Governo do Estado da Paraíba;

Costa do Sol – 16Km de asfalto em pista dupla. Energização e iluminação, bem como o plano diretor do Pólo Turístico;

Novo Terminal Rodoviário de João Pessoa - infraestrutura;

Hemocentro de João Pessoa - saúde;

Manzuá - segurança;

Setusa - transporte público;

Reservatório Gramame-Mamuaba - Construção da barragem Gramame-Mamuaba e adutora de 43Km de água potável. Permite o abastecimento de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita;

Pavimentação de quase 600Km de estradas;
36 mil casas populares - bairros mais populosos, a partir de conjuntos habitacionais, como o que levou seu nome, mas ficou conhecido como Mangabeira;

Maiores informações: http://www.tarcisioburity.com.br/index2.htm
Márcio Lacerda de Araújo
--Postado por Márcio Lacerda de Araújo no Blog do Magrello em 7/09/2009 10:59:00 AM

Nenhum comentário: