quarta-feira, 15 de julho de 2009

As Mães também tem sonhos.




Estou lendo um livro sobre questões de psicoterapia e da vida, e em um um dos Capítulos o autor encerra com a frase " As mães também tem sonhos".


E por incrivel que pareça, de vários relatos, o que mais me chamou a atenção , não foi cada história em si, mas aquela afirmação tão verdadeira.


Eu, enquanto mãe, também tenho meus sonhos. E quando se fala mãe está bem claro que são sonhos da mãe e não da mulher, da profissional, da filha, da esposa.
Os filhos parecem pensar que os sonhos de mãe, mesmo aqueles onde estão incluídos, não são os deles e não estão nem aí se serão ou não realizados. Não valem os sacrifícios, as preocupações, as renúncias, o empenho, as dificuldades, os obstáculos que a mãe enfrentou ou ainda enfrenta. Nada conta. O que conta mesmo é a vontade do filho que se acha muito sábio. Mas, como diz o Ditado Popular:" Sábio é aquele que acha que nada sabe"


Na verdade mós mães sentimos na pele não somente o fato dos filhos acharem que os seus sonhos pertencem apenas a eles e que não implica em um envolvimento materno. Desde o momento que a mãe descobre a concepção de um filho, ela já começam a sonhar ou melhor ter sonhos para esses filhos.
Para verem esses sonhos realizados não há medidas para o sacrifício. O que importa na verdade é o objetivo. Até morrer se for preciso.
Um filho para uma mãe é tudo. É o sentido da vida. É a certeza de sua contribuição para a realização de algo sublime, só possível a mulher.É servir de vaso para o desenvolvimento de uma vida, cercando-lhe de todos os cuidados necessários e carinho. Filho nenhum poderá compreender quais sejam os verdadeiros sentimentos de uma mãe. Se os compreendessem as amariam muito mais.
Na verdade não é desse reconhecimento que a mãe anda em busca. O que ela busca mesmo é ver seus filhos felizes e relizados, custe o que custar.
Filhos,permitam-nos sonhar e deixem Deus realizar!!!

Nenhum comentário: