domingo, 15 de maio de 2011

Dicas úteis.

Preocupada com o bem estar dos seus pés, as Lojas Tal trazem aqui dicas para andar na moda, manter a saúde dos seus pés e conservar seus sapatos sempre novos.

Defeitos no meu sapato?

Pequenas marcas e manchas na textura, além de leves diferenças de tonalidade de cor, são a garantia da autenticidade do sapato confeccionado em couro. NÃO são defeitos.

Por causa dos movimentos repetidos de flexão dos pés, poderão surgir novas marcas no calçado, o que não caracteriza defeito, visto que é próprio do material utilizado.

O couro, nobuck e a camurça, por passarem por um processo de tingimento podem causar manchas pelo excesso de suor ou quando molhados.

Cuide de seus pés

Evitar retirar a cutícula da unha. Ela é a barreira de proteção da unha. Sem ela abre-se caminho de entrada para fungos e bactérias , provocando micose.

Cortar as unhas corretamente, no sentido reto, ou seguindo sua anatomia. Deixar o caçado em um lugar arejado para secar totalmente da transpiração, por uma noite.

Existe um creme ótimo para passar todo dia antes de dormir, que evita o ressecamento e rachamento da pele, seu nome é Homeopast, ele é feito a base de óleo e cânfura, mas, se você só quer hidratar o seu pé, opte por um hidratante de sua preferência.
Obs: Homeopast é encontrado em farmácias especializadas em manipulação ou homeopatia.

O primeiro ponto do pé que deve tocar o chão é o calcanhar. Por isso devemos protegê-lo Em climas frios e em contato com superfícies frias, o pé deve ser protegido.

Cuidados especiais com seu sapato:

Limpe seu calçado apenas com um pano umidecido com água e sabão neutro. NUNCA utilize produtos químicos para limpar seu calçado. NUNCA mergulhe na água e nem lave-os na máquina.

Atenção na hora da secagem. Nunca induza a secagem colocando diretamente ao sol, no forno, na secadora ou atrás da geladeira, pois seu calçado perderá as características naturais.

Para evitar problemas com odores de transpiração, aconselhamos a não usar o mesmo calçado mais de dois dias consecutivos.

Preserve por mais tempo o seu sapato:

Lembre-se, por se tratar de matérias primas naturais, podem sofrer alterações durante o uso, ajustando-se ao seu pé. Para maior durabilidade, é importante que seu sapato tenha períodos de descanso para ventilação e recomposição das fibras, coloque-o em um lugar arejado e seco. Seu uso também deve ser compatível com o tipo de atividade a que o sapato foi projetado.

Calçados de couro


Empoeirados: limpar com pano ou escovar levemente.


Sujos ou embarrados: remover os torrões com faca cega, logo que tirados do pé.


Limpar o restante com uma esponja pouco úmida e em seguida com pano seco, sem esfregar, pois as partículas de terra poderão danificar a superfície do couro.


Em ambos os casos, aplicar uma pomada (graxa de sapato), dando polimento com movimentos rápidos com pano ou escova macia.

Calçados de verniz ou sintético


Remover as manchas com pano úmido.


Para dar maior brilho, aplicar ocasionalmente pomada para calçados.

Calçados em camurça ou nobuck


Pouco sujos ou com leves manchas de barro: remover com escovas especiais de cerdas duras.


Muito sujos: neste caso é difícil restaurar a aparência do sapato. O melhor é raspar levemente com uma faca cega e após limpar com um pano umedecido. Deixar secar naturalmente.


Manchados de óleo e graxa: usar produto de limpeza à base de solventes, com moderação.


Para outras manchas o uso de lixas, borracha crepe ou pedras-pomes pode ser eficaz. Este processo funciona pela remoção de fibras do couro, por isso é preciso cuidar para não criar espaços sem felpas e escavados.


Para uniformizar a cor, já existem produtos líquidos no mercado para este fim.

Secagem de calçados úmidos


Deve ser feita naturalmente na sombra e em ambiente arejado.


Para ajudar na retirada do excesso de água, pode-se estofar os calçados com papel jornal ou papel absorvente.


Nunca colocar o calçado em estufa, no sol, perto do fogo ou atrás da geladeira para acelerar o processo, pois uma secagem violenta pode provocar o endurecimento do couro; quebrar com a flexão ou distorcer o formato. Além disso, as solas podem descolar, fundir, amolecer, encolher ou se deformar.

Efeitos do suor
O suor provoca o endurecimento do couro, tornando-o quebradiço e encurtando sua vida útil, podendo provocar ainda odores desagradáveis e favorecer o desenvolvimento de fungos. Os efeitos do suor e da umidade podem ser minimizados através:


Da escolha do calçado adequado à temperatura da época do ano;


Do devido descanso dos calçados, pelo uso alternado de dois pares no dia-a-dia (de modo que um par tenha um tempo para a evaporação e a eliminação do suor absorvido);


Da colocação do par que não está em uso em local de boa ventilação;


Do uso de palmilhas descartáveis;


Do uso de meias absorventes;


No caso de pés muito quentes, em uma maior freqüência na troca de meias e lavagem dos pés.

Dicas Rápidas

Nossos pés, a medida que o dia avança, tendem a inchar, chegando a aumentar até meio número.
Por isso, quando a escolha ocorrer nas primeiras horas do dia, não leve um modelo que fique um pouquinho apertado.
Você sabia?

70% das pessoas tem os pés diferentes. Diferenças de até um ponto e meio entre o pé direito e o pé esquerdo. O pé está sob pressão 16 horas por dia, isto é, 2/3 da sua vida.

O ajuste de sandálias ou sapatos de bico aberto ao pé é feito com palmilha de segurança. É fundamental tratar de seus pés, veja as dicas: Após o banho, secar muito bem entre os dedos, a umidade provoca frieiras, a grande responsável pelo mau cheiro, o popular chulé.

Consultar frequentemente um podólogo para higienização dos pés e prevenção de micoses. Usar constantemente talco antiséptico antes de calçar sapatos fechados.

Do Site: www.lojastal.com.br

Nenhum comentário: