sexta-feira, 31 de dezembro de 2010




"Os filhos são a forma humana da esperança"







Quero trazer à memória aquilo que me pode dar esperança. Lamentações de Jeremias 3:21
16

Somos peritos em esquecer as coisas. Digá-se de passagem, sou um destes.

Já perceberam como a gente consegue esquecer das coisas mais básicas da vida. Onde colocamos a chave, onde deixamos aquela peça de roupa. Ha alguns esquecimentos maiores ainda. A data do aniversário de alguém, o nome da pessoa que acabamos de conhecer e dai por diante.

Acho que se esquecer das coisas é algo que nos traz constrangimento, principalmente quando nos esqcemos de coisas importantes. O que dizer então quando esquecemos dos grandes feitos de Deus em nossa vida?

Jeremias, em suas lamentações, começa este capítulo falado dos pecados e desolações que atingem o povo. Ele chega a um ponto tal que sua única declaração não poderia ser outra se não esta que temos como tema hoje.

A vida Cristã é assim. Quantas vezes estamos passando por uma situação semelhante. Quantas vezes os problemas e desolaçãoes se tornam tão grandes que nos sentimos totalmente desesperados. Uma situação assim tira de nós algo muito precioso. A confiança em Deus.

Se pudéssemos colocar em um papel todas as coisas que Deus já fez em toda nossa vida, com certeza gastariamos muitas e muitas folhas para narrar todas as vezes em que o Senhor se prontificou a nos ajudar e agir soberanamente sobre nossa vida

O que acontece é que nossa mente se esquece muito rápido do que Deus faz, e isso nos faz sentir uma tristeza muito grande, de abandono e de falta de esperação.

O desafio de hoje é o seguinte: comecemos a enumerar o que Deus já fez por nós, e façamos de tais lembraças o trampulim para alçar grandes vôos, transpor grandes barreiras e sermos assim mais que vencedores.

O Senhor jamais nos abandona, e tudo quanto ele faz é para nosso bem.

Ore: Senhor, que em minha mente estejam sempre nítidas as palavras do Senhor, bem como todos os teus grandes feitos. E que tais lembraças possam fazer com que meu coração confie sempre no Senhor. Amém

Pastor Alessandro Costa

Algumas frases sobre esperança:


Esperança - A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora. (Georges Bernanos)


A esperança é a arte de ser feliz sem a felicidade...
(Berilo Neves)

Julgamos a sabedoria de um homem por sua esperança.
(Ralph Waldo Emerson)

A verdadeira esperança é uma qualidade, uma determinação heróica da alma. E a mais elevada forma de esperança é o desespero superado.
(Georges Bernanos)
A todos quanto acessarem o meu Blog, quero desejar um Feliz Ano Novo repleto de bênção do Senhor Jesus!!!
Que todas as tristezas, decepções, mágoas e o mais de negativo que tenha acontecido em suas vidas, fiquem no passado como o ano de 2010 e que tenham servido como esperiência para crescimento pessoal e espiritual.
Que possamos amar mais, perdoar mais, aceitar mais as pessoas como elas são e os fatos que possam nos desagradar.

E para meditar essa palavra do Senhor:

Assim diz o Senhor, aquele que fez um caminho pelo mar, uma
vereda pelas águas violentas … “Esqueçam o que se foi; não
vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já
está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir
um caminho e riachos no ermo.” Isaías 43:16,18-19

E essa Oração:


"Senhor tenho ânsia de conversar contigo,
de te encontrar; Dizer o que penso e o que sofro;
Por isso, ensina-me a te ver, em todos os instantes
dos meus dias;

Na primeira face que eu encontrar no caminho;
No primeiro olhar que me for dirigido;
Na primeira voz que eu escutar;
No primeiro aperto de mão;
No vento que me toca leve;
Na água pura e cristalina que me serve;
No sol que beija o meu rosto;
Na beleza da noite, silenciosa e amiga;
Pois só Tu, és a Paz.
Amém."

Na categoria Mensagens angelicais. Tags: Lourival Lopes

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Viva até 20 anos mais com seis hábitos, entre eles sorrir mais
Comer mais fibras, dormir melhor e fazer sexo também favorecem a longevidade

Por Ana Maria Madeira Publicado em 27/10/2010

Dois americanos parecem ter encontrado a fórmula para viver até 20 anos mais sem recorrer a tratamentos absurdos. No livro Diminua Sua Idade (editora Best Seller), o médico Frederic J. Vagnini e o jornalista Dave Bunnell apresentam hábitos que aumentam em décadas a longevidade - com justificativas cientificamente comprovadas. As principais recomendações dos americanos são: comer mais fibras, fugir do açúcar, cortar gorduras saturadas, dormir bem, fazer mais sexo e sorrir mais. No Brasil, a expectativa de vida é de 72 anos. No entanto, poucos são os que sonham viver somente até esta idade. Fomos conversar com um time de especialistas para entender como essas simples mudanças são capazes de garantir que você chegue à velhice com uma vida e saúde mais plenas.

Coma mais fibras

As fibras fazem bem para o bom funcionamento do intestino. É verdade, mas elas não servem apenas para isso. "Fibras desempenham uma série de funções importantes, como auxiliar a assimilação de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol (LDL), prevenir doenças e até evitar o mau hálito", explica a nutricionista Daniela Jobst.

E para atingir bons níveis de fibras não são necessários grandes esforços, pois elas são encontradas em alimentos que ingerimos comumente. A quantidade ideal de ingestão gira em torno de 25 a 30 gramas por dia e é importante não exagerar, como explica a nutricionista Daniela Jobst. "O estômago se adapta ao 'efeito esponja' das fibras e acaba se dilatando. Se a pessoa ultrapassa essa quantidade, precisará comer mais do que antes para se sentir saciada". Além disso, é importante ingeris as fibras com um pouco de líquido, pois a seco sua ingestão é mais difícil.

Vários alimentos do dia a dia possuem fibras: cereais (farelos), hortaliças, frutas (com cascas), leguminosas, verduras, trigo, cereais integrais (arroz, pão, torrada), aveia, cevada, bagaço de frutas cítricas, maçã, goiaba, castanha, nozes, ervilha e leguminosas em geral.

Uma das frutas com mais fibras na composição é a goiaba com casca, que tem 5 gramas por cada unidade média. Uma porção de 40g de cereal matinal integral tem 12g de fibras, enquanto meia unidade de abacate tem pouco mais de 7g de fibras - mas tome cuidado com a escolha do cereal, pois muitos contêm açúcar e com a grande quantidade de açúcares e gorduras do abacate.

Uma colher de sopa de aveia possui 1,5g de fibra, assim como uma banana média - ótima combinação, não? E quem gosta do feijão, vale saber que ele possui 2g de fibra para cada 40g, enquanto a mesma quantidade de lentilha (que pode ser uma boa substituta) possui um pouco mais de 5g, assim como o mamão papaia, velho e bom companheiro de quem sofre de prisão de ventre.


Fuja do açúcar

De acordo com a dermatologista Marcella Delcourt, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depois da preocupação com radicais livres e raios UV, o alvo para combater o envelhecimento é diminuir o açúcar. Isso porque ele libera um processo que liga moléculas de glicose maléficas às moléculas de proteína saudáveis.

"A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina) formando os AGEs, que alteram a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas", explica a especialista.

Além de alterarem a estrutura da proteína, os AGEs são fábricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando seus efeitos no organismo e também deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Mesmo com a corrida para tentar combater os AGEs, é possível diminuir seus efeitos com hábitos alimentares saudáveis:

- Amêndoas e quinua são uma boa pedida para as refeições, da mesma forma que o consumo de maçã também é recomendado (rica em antioxidantes e flavonoides)

- As fibras também são importantíssimas: feijão, lentilha, ervilha. Agem como estabilizadores do açúcar e ajudam a queimar a gordura;

- Beba seis a oito copos de água por dia e prefira alimentos orgânicos;

- Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros.

- Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico).

Dormir bem

Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Alguns problemas de saúde foram associados com pior qualidade de sono. Entre os avaliados, 46% dos participantes que tiveram a autoavaliação de saúde insatisfatória também relataram não dormir bem. As chances de um bom sono foram também menores em pessoas que muitas vezes se sentiam ansiosas, que tinham pelo menos uma doença crônica e dificuldades com as tarefas diárias.

De acordo com o neurologista Renato Lima Ferraz, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. "Mas o mínimo recomendado é de seis horas ao dia, sendo importante não ultrapassar nove para adultos, porque quem dorme mais que isso acaba ficando, na verdade, menos descansado", explica o especialista.

A importância do sono, também se estende ao aprendizado. "A fase REM, quando acontecem os sonhos, tudo que aprendemos durante o dia é processado e armazenado. Quando dormimos menos que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido", explica o neurologista.

Não se sature de gordura

Viver com gordura pode ser ruim, mas viver sem ela é péssimo para seu paladar e inviável para seu organismo. As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios, inclusive os hormônios sexuais. Entretanto, as gorduras saturadas são as mais nocivas para a saúde do organismo. Para identificá-las, basta lembrar da banha de porco que sua avó tinha guardada na cozinha ou a capa da picanha que causa arrepios no seu cardiologista. As gorduras saturadas contêm o número máximo possível de átomos de hidrogênio (daí o termo saturadas), e ingeri-las em excesso é um passaporte garantido para um infarto no miocárdio.

Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo - sem contar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário desse nutriente a, no máximo, 7% das calorias totais da sua dieta.


Fazer mais sexo

Aqui cabe uma ressalva: priorize a qualidade, em vez da quantidade. O sexo, quando em uma frequência que atrapalha a rotina da pessoa, pode ser um sintoma da compulsão por sexo. Mas, nos dias atuais, o que vem acontecendo com muita gente é deixar o sexo de lado, por conta da falta de tempo e do estresse do dia a dia, que detonam a libido. Segundo o ginecologista Neucenir Gallani, o sexo é importante para a saúde física e emocional, pois o orgasmo libera substâncias como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma.

Estabelecer uma quantidade normal de desejo sexual não é algo satisfatório, pois cada um lida com a própria libido de forma diferente - e ao longo da vida ela costuma oscilar e até se modificar por completo. "No entanto, quando há insatisfação pessoal, há algo de errado provavelmente", de acordo com o sexólogo Paulo Bonança.


Sorrir mais

Manter uma fisionomia pacífica é essencial para a boa convivência, afinal a expressão "cara de poucos amigos" não surgiu à toa: quem vive de cara feia, afasta todos ao redor.

E sorrir vale até para ajudar a manter aquela linda história de amor. Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, identificou que pessoas que sorriem de forma sincera e verdadeira têm mais chances de manter o casamento. Isso porque a sinceridade do sorriso revela a atitude da pessoa diante da vida. "Sabemos também que a falta de senso de humor, ou uma vida acompanhada de impaciência, raiva e atitudes hostis, estão associados a um maior risco de desenvolver pressão alta, piorar o controle dos níveis de glicose e ainda aumentar o risco de doença isquêmica do coração e de morte", de acordo com o neurologista de Unifesp Ricardo Teixeira.

Fonte: minhavida.com.br

domingo, 26 de dezembro de 2010


4 marcas de panetone e uma pergunta: qual é mais saudável?
Analisamos as opções mais procuradas e ajudamos você a escolher
Por Carolina Gonçalves Publicado em 21/12/2010

Resistir a ele é impossível. Presente no café da manhã e nas ceias, o panetone conquista o paladar de quem ama as tradições de Natal e também das pessoas que adoram uma novidade - recheios diferentes, massa salgada e até combinações com sorvete aparecem à mesa. Tanta paixão ao ganha ainda mais adeptos com a redução de gordura trans nos alimentos: desde 2009, a Organização Pan-Americana da Saúde estabeleceu que qualquer alimento processado, incluindo o panetone, deve ter no máximo 5% de gordura trans sobre o total de gorduras. Com tantas marcas e tantos sabores diferentes nas gôndolas, no entanto, fica difícil tomar uma decisão. Por isso, fomos atrás das características das marcas mais procuradas e avaliamos as quantidades de calorias, gorduras e sódio. Lembrando que os valores aqui colocados correspondem a um pedaço médio de panetone (80 gramas).


Qual é o mais calórico?

As gotas de chocolate são mais calóricas do que as frutas cristalizadas. Mas há diferenças que extrapolam esta divisão básica.

Panetone de Frutas Cristalizadas

Com uma diferença pequena, o panetone vencedor no quesito "menos calórico" é o da Bauducco, com 280kcal por fatia. O da Nestlé tem 284 e o da Visconti, mais calórico, 292kcal.

Panetone Gotas de Chocolate

A marca menos calórica é o da Nestlé, com 326kcal. Em segundo lugar a Visconti com 340kcal. Bauducco vem por último, com 354kcal.

Panetone Trufado

Os trufados da Cacau Show apresentam entre 280 e 300 calorias, ou seja: em alguns casos, ele tão calórico quanto um panettone de frutas cristalizadas e menos calórico que os de gotas de é chocolate das outras marcas.

Veja:
Tradicional: 283kcal
Nozes: 284kcal
Maracujá: 282kcal
Avelã: 301kcal
Creme de Cereja: 284kcal


Fique alerta com as gorduras!

Uma coisa é certa: todos os tipos de panetone, de todas as marcas, têm uma taxa de gordura alta. Principalmente de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL). No que diz respeito à gordura trans, os valores das marcas analisadas são nulos, exceto os trufados da Cacau Show (com cerca de 1,1g de trans por fatia).

Panetone de Frutas Cristalizadas

O panetone frutas da Bauducco tem 11g de gorduras totais, dividas em 4,8g de gordura saturada; 5g de monoinsaturada e 1,2g de poliisaturada. Já a versão de frutas da Nestlé tem 11g de gorduras totais, sendo 4,6g de gorduras saturadas e os outros 6,4g não especificados. Porém, a marca Visconti é a que tem menos gordura: 10g de gorduras totais, sendo 3,2g saturadas, 3,8 monoinsaturadas e 3g poliinsaturadas.


Panetone Gotas de Chocolate

O chocotone da Bauducco tem 18g de gorduras totais dividas em: 7,1g de gorduras saturadas; 6g de gorduras monoinsaturadas e 4,6g de poliinsaturadas. A Visconti tem 1g grama a menos de gorduras totais que o chocotone Bauducco, portanto 17g, sendo 5,4g saturadas, 5,4g monoinsaturadas e 6g poliinsaturadas. O chocotone da Nestlé dessa vez é o que tem menos: 16g de gorduras totais, porém tem 7,4g de gorduras saturadas, mais que a outras. Os outros valores não são especificados na embalagem.

Panetone trufado

O panetone trufado tradicional da Cacau Show possui 14g de gorduras totais, sendo 7g de gorduras saturadas e 1,1g de gordura trans. O panetone trufado de avelã da Cacau Show tem 16g de gorduras totais, sendo 8g de gorduras saturadas e 1,6g de gordura trans. Já o trufado de creme de cereja tem 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. O trufado de maracujá tem 13g de gorduras totais, sendo 7g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. E o de nozes possui 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans.

Muita atenção com as quantidades de sódio!

O sódio exerce no nosso corpo a função de regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue, por isso, se for consumido em excesso, pode ser o principal culpado na incidência de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Quando se fala em hipertensão, automaticamente pensamos em sal, que é a nossa principal fonte de sódio. Porém, o sódio está presente em diversos alimentos, inclusive nos panetones. Se você multiplicar o valor do sódio no rótulo do produto por 2,5 obterá a quantidade de "sal" que você está ingerindo. Comer um alimento com 500mg de sódio, por exemplo, equivale a ingerir 1,25 g de sal.

Panetone de Frutas Cristalizadas

Os panetone da Nestlé e da Visconti possuem 130mg de sódio. O da Bauducco é o que tem menos: 124mg.

Panetone Gotas de Chocolate

Mais uma vez os da Nestlé e da Bauducco têm os mesmos valores: 110mg. Porém, dessa vez, ficam atrás da marca Bauducco, com 112mg de sódio por fatia de chocotone.

Panetone trufado

Os panetones trufados da Cacau Show são os que possuem menos sódio dentre todas as marcas citadas. Confira a quantidade por sabor:
Tradicional: 76mg
Nozes: 83mg
Avelã: 78mg
Creme de Cereja: 83mg
Maracujá: 82mg

Todos os tipos de panetone, de todas as marcas, têm uma taxa de gordura alta. Principalmente de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol ruimA melhor escolha

1. Para emagrecer: panetone de frutas cristalizadas Visconti OU chocotone Nestlé

O panetone Visconti tem a menor quantidade de gorduras: são 10 gramas de gordura total, sendo 3 delas de poliinsaturadas (as mais benéficas para o corpo). Mas, para quem torce o nariz só de pensar em frutas cristalizadas, invista no chocotone Nestlé. Ele tem a menor quantidade de gorduras, 16 gramas ao todo. Cuidado com o panetone trufado: as 283 calorias,reúnem 14 gramas de gordura, sendo 1,1 de gordura trans (que não aparece nas outras marcas).

2. Para controlar a pressão alta: panetone trufado tradicional Cacau Show OU no panetone de frutas cristalizadas Visconti

O panetone da Cacau Show tem 283 calorias e apenas 76 mg de sódio, um dos grandes responsáveis pela hipertensão. Entretanto, esta versão perde no quesito gordura, com 14 gramas, sendo 7 g de saturada e 1,1 de - fuja! - gordura trans. Se o seu problema de pressão alta está relacionado ao excesso de peso ou a problemas cardíacos, aposte no da Visconti que, além de ser o menos calórico e gorduroso, é o segundo que contém menos sódio, com 92 mg no total.

3. Para diminuir a taxa de colesterol: panetone de frutas cristalizadas Visconti

Controlar as taxas de colesterol já é difícil sem ingerir comidas gordurosas ou calóricas - e o desafio só aumenta quando a alimentação oferece estas ameaças. O panetone Visconti tem a menor quantidade de colesterol e também baixo índice de gorduras.

Atenção ao diabetes!

As dificuldades com o controle da taxa de glicose pedem atenção redobrada. Os produtos que analisamos contêm açúcar, alguns em grande quantidade. Você pode também apostar numa receita caseira de panetone, trocando o açúcar por adoçante em pó dietético.
Voltando ao assunto "NATAL", e como eu gosto muito de Panetone e sei que muitas pessoas também, vai esse Texto que vale apena conferir:


4 marcas de panetone e uma pergunta: qual é mais saudável?
Analisamos as opções mais procuradas e ajudamos você a escolher
Por Carolina Gonçalves Publicado em 21/12/2010


Resistir a ele é impossível. Presente no café da manhã e nas ceias, o panetone conquista o paladar de quem ama as tradições de Natal e também das pessoas que adoram uma novidade - recheios diferentes, massa salgada e até combinações com sorvete aparecem à mesa. Tanta paixão ao ganha ainda mais adeptos com a redução de gordura trans nos alimentos: desde 2009, a Organização Pan-Americana da Saúde estabeleceu que qualquer alimento processado, incluindo o panetone, deve ter no máximo 5% de gordura trans sobre o total de gorduras. Com tantas marcas e tantos sabores diferentes nas gôndolas, no entanto, fica difícil tomar uma decisão. Por isso, fomos atrás das características das marcas mais procuradas e avaliamos as quantidades de calorias, gorduras e sódio. Lembrando que os valores aqui colocados correspondem a um pedaço médio de panetone (80 gramas).


Qual é o mais calórico?

As gotas de chocolate são mais calóricas do que as frutas cristalizadas. Mas há diferenças que extrapolam esta divisão básica.

Panetone de Frutas Cristalizadas

Com uma diferença pequena, o panetone vencedor no quesito "menos calórico" é o da Bauducco, com 280kcal por fatia. O da Nestlé tem 284 e o da Visconti, mais calórico, 292kcal.

Panetone Gotas de Chocolate

A marca menos calórica é o da Nestlé, com 326kcal. Em segundo lugar a Visconti com 340kcal. Bauducco vem por último, com 354kcal.

Panetone Trufado

Os trufados da Cacau Show apresentam entre 280 e 300 calorias, ou seja: em alguns casos, ele tão calórico quanto um panettone de frutas cristalizadas e menos calórico que os de gotas de é chocolate das outras marcas.

Veja:
Tradicional: 283kcal
Nozes: 284kcal
Maracujá: 282kcal
Avelã: 301kcal
Creme de Cereja: 284kcal


Fique alerta com as gorduras!

Uma coisa é certa: todos os tipos de panetone, de todas as marcas, têm uma taxa de gordura alta. Principalmente de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL). No que diz respeito à gordura trans, os valores das marcas analisadas são nulos, exceto os trufados da Cacau Show (com cerca de 1,1g de trans por fatia).

Panetone de Frutas Cristalizadas

O panetone frutas da Bauducco tem 11g de gorduras totais, dividas em 4,8g de gordura saturada; 5g de monoinsaturada e 1,2g de poliisaturada. Já a versão de frutas da Nestlé tem 11g de gorduras totais, sendo 4,6g de gorduras saturadas e os outros 6,4g não especificados. Porém, a marca Visconti é a que tem menos gordura: 10g de gorduras totais, sendo 3,2g saturadas, 3,8 monoinsaturadas e 3g poliinsaturadas.


Panetone Gotas de Chocolate

O chocotone da Bauducco tem 18g de gorduras totais dividas em: 7,1g de gorduras saturadas; 6g de gorduras monoinsaturadas e 4,6g de poliinsaturadas. A Visconti tem 1g grama a menos de gorduras totais que o chocotone Bauducco, portanto 17g, sendo 5,4g saturadas, 5,4g monoinsaturadas e 6g poliinsaturadas. O chocotone da Nestlé dessa vez é o que tem menos: 16g de gorduras totais, porém tem 7,4g de gorduras saturadas, mais que a outras. Os outros valores não são especificados na embalagem.

Panetone trufado

O panetone trufado tradicional da Cacau Show possui 14g de gorduras totais, sendo 7g de gorduras saturadas e 1,1g de gordura trans. O panetone trufado de avelã da Cacau Show tem 16g de gorduras totais, sendo 8g de gorduras saturadas e 1,6g de gordura trans. Já o trufado de creme de cereja tem 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. O trufado de maracujá tem 13g de gorduras totais, sendo 7g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. E o de nozes possui 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans.

Muita atenção com as quantidades de sódio!

O sódio exerce no nosso corpo a função de regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue, por isso, se for consumido em excesso, pode ser o principal culpado na incidência de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Quando se fala em hipertensão, automaticamente pensamos em sal, que é a nossa principal fonte de sódio. Porém, o sódio está presente em diversos alimentos, inclusive nos panetones. Se você multiplicar o valor do sódio no rótulo do produto por 2,5 obterá a quantidade de "sal" que você está ingerindo. Comer um alimento com 500mg de sódio, por exemplo, equivale a ingerir 1,25 g de sal.

Panetone de Frutas Cristalizadas

Os panetone da Nestlé e da Visconti possuem 130mg de sódio. O da Bauducco é o que tem menos: 124mg.

Panetone Gotas de Chocolate

Mais uma vez os da Nestlé e da Bauducco têm os mesmos valores: 110mg. Porém, dessa vez, ficam atrás da marca Bauducco, com 112mg de sódio por fatia de chocotone.

Panetone trufado

Os panetones trufados da Cacau Show são os que possuem menos sódio dentre todas as marcas citadas. Confira a quantidade por sabor:
Tradicional: 76mg
Nozes: 83mg
Avelã: 78mg
Creme de Cereja: 83mg
Maracujá: 82mg

Todos os tipos de panetone, de todas as marcas, têm uma taxa de gordura alta. Principalmente de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol ruimA melhor escolha

1. Para emagrecer: panetone de frutas cristalizadas Visconti OU chocotone Nestlé

O panetone Visconti tem a menor quantidade de gorduras: são 10 gramas de gordura total, sendo 3 delas de poliinsaturadas (as mais benéficas para o corpo). Mas, para quem torce o nariz só de pensar em frutas cristalizadas, invista no chocotone Nestlé. Ele tem a menor quantidade de gorduras, 16 gramas ao todo. Cuidado com o panetone trufado: as 283 calorias,reúnem 14 gramas de gordura, sendo 1,1 de gordura trans (que não aparece nas outras marcas).

2. Para controlar a pressão alta: panetone trufado tradicional Cacau Show OU no panetone de frutas cristalizadas Visconti

O panetone da Cacau Show tem 283 calorias e apenas 76 mg de sódio, um dos grandes responsáveis pela hipertensão. Entretanto, esta versão perde no quesito gordura, com 14 gramas, sendo 7 g de saturada e 1,1 de - fuja! - gordura trans. Se o seu problema de pressão alta está relacionado ao excesso de peso ou a problemas cardíacos, aposte no da Visconti que, além de ser o menos calórico e gorduroso, é o segundo que contém menos sódio, com 92 mg no total.


3. Para diminuir a taxa de colesterol: panetone de frutas cristalizadas Visconti

Controlar as taxas de colesterol já é difícil sem ingerir comidas gordurosas ou calóricas - e o desafio só aumenta quando a alimentação oferece estas ameaças. O panetone Visconti tem a menor quantidade de colesterol e também baixo índice de gorduras.

Atenção ao diabetes!

As dificuldades com o controle da taxa de glicose pedem atenção redobrada. Os produtos que analisamos contêm açúcar, alguns em grande quantidade. Você pode também apostar numa receita caseira de panetone, trocando o açúcar por adoçante em pó dietético.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010


Reflexões de Final de Ano

A chegada do final do ano nos convida a refletir sobre o período que se passou e o que está por vir.

Este é o momento de repensar a própria vida e avaliar os pontos que desejamos mudar no ano que se inicia.Este processo de reflexão possibilita que o indivíduo se reorganize para desfrutar de maior equilíbrio nesta nova etapa que está por vir.

Quando se deseja repensar a própria vida muitos fatores podem ser considerados, mas há três áreas de grande importância: vida afetiva, vida profissional e relação consigo mesmo. A análise da vida afetiva e familiar nos leva a considerar a qualidade das relações que estabelecemos com aqueles que nos cercam.

Você se sente satisfeito com seus relacionamentos pessoais? De modo geral, as pessoas com quem você convive te fazem bem? Quais aspectos de seu comportamento têm sido elogiados e quais têm sido criticados por amigos e familiares?

Após fazer todas estas perguntas você deve tentar imaginar o que você pode fazer para melhorar a qualidade de seus relacionamentos. Este tipo de reflexão permitirá que você reveja suas atitudes e tenha uma vida pessoal menos conflitiva e mais prazeirosa.

Em relação à vida profissional é importante questionar-se sobre o grau de satisfação que você tem em seu trabalho. Você se sente realizado com a atividade que executa? Sente-se reconhecido e valorizado por seu trabalho? Sua remuneração está suprindo suas necessidades? Qual a qualidade dos relacionamentos com seus superiores e com seus colegas de trabalho? Perguntas como esta possibilitam que você avalie os prós e contras de seu trabalho e analise se é ou não necessário batalhar por uma atividade que esteja mais próxima de seus interesses e que te dê maior satisfação.

Por fim, cabe ainda avaliar a relação que você estabelece consigo próprio. Você está satisfeito com a pessoa que é? Quais são suas maiores virtudes? Quais defeitos você deseja superar? Como sua aparência física te faz sentir? Você deseja alterar sua imagem atual? Quais fatores têm dificultado para que você alcance as transformações que deseja? Estas perguntas permitem que a pessoa reflita sobre seus hábitos e se esforce para alterar as atitudes que lhe tem trazido sofrimento.

Enfim, o final do ano propicia que o indivíduo reavalie seus projetos pessoais e que busque as transformações almejadas. Reconhecer a necessidade de mudança e acreditar na capacidade de alcançá-la é um grande passo para que se possa viver de forma mais satisfatória no ano vindouro.

Por:
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

Fonte:terra.com.br

domingo, 19 de dezembro de 2010

Aqui alguns pensamentos do Pr. Mike Murdock, por quem tenho grande admiração:


"A grandeza não é a ausência de falhas, mas a vontade de superá-las."

"A instrução que voçê segue. Determina o futuro que voçê cria..."

"Aquilo que você celebra. É o que você vai lembrar."

"Você só será lembrado pelos problemas que resolveu ou por aqueles que causou."

"Uma fraqueza que não é dominada sempre gera uma tragédia."


"Você só terá uma grande vida se tiver uma vida pura; só terá vida pura se tiver
mente pura; só terá mente pura se a lavar diariamente com a Palavra de Deus."

"Deus nem sempre responde à dor, mas ele sempre responde à busca."


'A prova do desejo é a busca.

'O ressentimento pela excelência é a prova da mediocridade.O que você não tem está escondido em alguém próximo a você; e o amor é o mapa secreto para esse tesouro.'

'Sonho fora do comum exige paciência fora do comum.'

'Se vc quer ter coisas que nunca teve, deve fazer coisas que vc nunca fez.'


'O que voce diz nao é tao importante quanto o que os outros se recordam.'

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nove sucos naturais que deixam o corpo mais saudável
Eles protegem contra o câncer, cansaço e falta de memória
Por Fernando Menezes Publicado em 1/12/2010 Revisado em 2/12/2010
Fonte: minhavida.com.br

Gostosos, refrescantes e vitaminados, os sucos de fruta não podem faltar quando o clima fica mais quente. Eles são a opção mais saudável para manter o corpo hidratado e em forma. Mas é importante ressaltar que não adianta nada tomar sucos de caixinha o aqueles que vêm em pó. Os verdadeiros amigos da saúde são os naturais ou de polpa.

"Sozinhos, os sucos não previnem doenças, mas quem tem uma alimentação balanceada, pratica atividades físicas e também consome a bebida das frutas pode favorecer a saúde", explica a nutricionista Carla Fiorillo, da Unifesp. A seguir, você confere as nove bebidas campeãs em blindar o organismo e deixar o corpo mais saudável para o clima quente.


Suco de romã

A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL, em nosso sangue. "Os antioxidantes presentes nessa fruta também dissolvem as placas de gordura que se formam nas paredes da artéria, diminuindo assim as chances de derrames e infartos", diz Carla Fiorillo.

Como ela ainda não é muito fácil de encontrar, e o preço não é dos mais baixos, existem algumas frutas, com as mesmas propriedades, que são ótimas substitutas pois tem efeito parecido no organismo. Uma delas é a melancia, que também é enriquecida com fibras, vitaminas A e C, além do complexo B.

A romã pode ainda trazer benefícios à saúde masculina. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, ela possui um coquetel de substâncias químicas que parecem barrar a evolução do câncer de próstata e, potencialmente, matar as células cancerígenas.


Suco de maçã

Por ser rico em acetilcolina, esse suco tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Essa substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. "Vários estudos recentes mostram que a maçã é uma fruta que previne o Mal de Alzheimer, já que os níveis baixos de acetilcolina estão ligados ao desenvolvimento dessa doença", diz Carla Fiorillo.

Outra propriedade importante da maçã é a quantidade de fibras que ela possui. Em sua casca podemos encontrar fibras insolúveis, que ajudam no processo de digestão. Já em sua polpa são encontradas fibras solúveis, que é mais rapidamente absorvida pelo organismo e facilita o transporte de nutrientes para as células.

Suco de açaí

Um dos mais famosos alimentos do verão, o açaí normalmente é consumido em forma de creme, e não de suco. "O açaí é, em geral, incrementado com acompanhantas, como frutas e granola, tornando essa mistura muito calórica", diz Carla Fiorillo. Mas em forma de suco, a fruta torna-se mais saudável, sem perder os nutrientes, como antioxidantes, vitaminas que fazem da fruta um aliado contra vários tipos de câncer.

Um estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que beber suco de açaí diariamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento e a disseminação de células cancerígenas, já que ele possui antioxidantes que impedem a ação de radicais livres em nosso organismo.


Suco de laranja

Ele está entre os mais consumidos pelos brasileiros. "O suco da laranja contém um antioxidante chamado hesperidina, que melhora a função dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir o risco de doença cardíaca", explica a nutricionista. De acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos, homens que beberam 500 mililitros de suco de laranja por dia, apresentaram pressão arterial mais baixa do que aqueles que tomaram um suplemento antioxidante.

O suco é bem vindo para prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque, os suplementos de citrato, substância encontrada em sucos cítricos, como o de laranja, limão e tangerina, podem ajudar a retardar a formação de pedras nos rins.

A vitamina C, nutriente que ajuda o sistema imunológico, também é encontrada em grande quantidade na laranja, tornando-a uma das frutas mais importantes na prevenção de gripes, resfriados, fraquezas e infecções.

Para tirar melhor proveito de todos esses benefícios, o mais interessante é consumir o suco fresco, logo após ele ter sido preparado. "Os antioxidantes da laranja são os fotossensíveis, e perdem sua ação depois que ficam expostos à luz. Por isso, quanto antes você tomar o suco, mais efeito ele terá em seu organismo", explica Carla Fiorillo.

Suco de uva roxa

O famoso efeito benéfico que consumir um copo de vinho tinto traz para a saúde também pode ser aplicado ao suco de uva. "Assim como o vinho, o suco de uva roxa contém polifenois e atoxinas, poderosos antioxidantes que controlam o colesterol e protegem o coração e todo o sistema circulatório", diz Carla Fiorillo.

Um estudo realizado por psiquiatras da Universidade de Cincinnati descobriu que consumir um copo diário de suco de uva melhorou a memória dos pacientes significativamente em comparação com os que não tomaram nenhum tipo de substância graças aos polifenois contidos nas uvas.


Suco de abacaxi

Este suco está entre os mais refrescantes da lista, principalmente se for adicionado a ele algumas folhas de hortelã. O fruto contém enzima bromelina, que ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino. Outra característica importante da bromelina encontrada no abacaxi é sua ação anti-inflamatória e anticoagulante.

Mas os benefícios que a fruta traz não param por aí. Estudos feitos pela Universidade do Texas dizem que comer abacaxi ou tomar o suco protege os ossos da osteoporose, pois a fruta é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.

Suco de cereja

Estudos recentes da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, têm mostrado que os corredores que beberam suco das cerejas duas vezes por dia durante cinco dias antes de correr na Maratona de Londres, obtiveram uma recuperação muito mais rápida e não sofreram tanto com dores musculares. "A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular", diz a nutricionista Carla Fiorillo.

Além disso, a pesquisa ainda sugere que o suco de cereja pode ajudar a aliviar as dores de quem sofre de gota, por ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, grande causador dos incômodos característicos da doença.


Suco de tomate

O consumo de suco de tomate não é tão comum, mas os benefícios que ele pode trazer são muitos. Assim como o tomate na salada, o suco dessa fruta traz grandes quantidades de licopeno - antioxidante que previne contra câncer de próstata e de mama-, vitaminas A e complexo B, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que assumem papel importante na formação dos ossos e combatem a osteoporose, além de ácido fólico e frutose.

Água de coco

Não é exatamente um suco, mas essa bebida não pode ficar de fora, principalmente com a chegada do calor. A água de coco é rica em potássio, fósforo e outros sais minerais essenciais para que o corpo continue hidratado como um todo. Essa hidratação serve tanto para evitar problemas como cãibras, dores de cabeça, desmaios e para deixar a pele mais hidratada e protegida do sol. A flora intestinal também agradece o consumo da água de coco. Os sais minerais que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso.

A água de coco não é tão calórica quanto se imagina. De acordo com a nutricionista Lucinete Regina de Souza, o verdadeiro perigo está no próprio fruto. "O que tem mais calorias é a polpa da fruta, sendo que um pedaço pequeno ( 15 gramas ) dela tem 99 kcal, e 200ml da bebida tem 40 kcal", afirma Lucinete.

No entanto, algumas pessoas precisam tomar cuidado com seu consumo. "as pessoas com diabetes ou outro tipo de restrição devem consumir sob orientação de um profissional", ressalta.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Novas teorias sobre o sistema cognitivo que permitem envelhecer com lucidez



Foi-se o tempo em que se divulgavam métodos como palavras cruzadas ou decorar números telefônicos para manter o cérebro ativo por muitos anos. Para os propagadores da idéia, não importava qual o exercício de memorização contanto que fosse feito algum. Hoje sabe-se que se alguém que nunca gostou de palavras cruzadas resolver fazê-las para treinar a memória, o efeito pode ser o oposto, como explica o neuropsiquiatra e professor da Unifesp, Cláudio Guimarães dos Santos.

Não há memória que agüente a avalanche de informações que invade o cotidiano, seja nas escolas, no trabalho ou na mídia. A dificuldade de administrar o excesso de informação provoca estresse e, muitas vezes, problemas mais sérios de saúde. Por isso, pedagogos, neurocientistas, entre outros profissionais, começam a rever a antiga recomendação de repetir e arquivar informações para garantir o cérebro ativo por longo tempo. Segundo eles, não adianta memorizar mas exercer a capacidade crítica.


As novas teorias sobre o sistema cognitivo são animadoras tanto para aqueles que desejam entender e otimizar a própria capacidade de memorização quanto para a recuperação de pacientes com traumas encefálicos e distúrbios mentais. Segundo elas, o treinamento do sistema cognitivo deve estar associado às características singulares do indivíduo, como explica Cláudio Santos. Ele parte do pressuposto de que ninguém aprende aquilo que não gosta, não sabe ou que tem pouca ou nenhuma ligação com o passado. "Memória é como uma teia, em que as informações atuais se conectam com as do passado por associação", explica.


Receber simplesmente uma informação e tentar absorvê-la é perda de tempo. Como não há espaço suficiente no cérebro, o sistema cognitivo precisa apagar algumas informações da memória, para abrir espaço para outras conexões. Porém, se a gente insiste em manter todas as informações todas engavetadas, como se fosse um arquivo, provoca-se um engarrafamento de idéias. Para evitar esse caos e o excesso de informações mal-conectadas, é preciso que cada um interaja e una o conteúdo externo ao que já se sabe.


"Essa rede que é a memória se recicla sempre que as informações que chegam são questionadas e comparadas ao que já se sabe. Novas associações são feitas e outras eliminadas", afirma. Esse processo funciona com maior agilidade quando o conteúdo das informações que se recebe se aproxima do que já se sabe e gosta. Porém, ninguém tem controle sobre esse processo.



A nova visão da neuropsiquiatria é bastante animadora, principalmente no que diz respeito à prevenção e reabilitação do sistema cognitivo. Ela leva em conta a individualidade do paciente e suas experiências passadas para que as interações das informações possam ser feitas. Por exemplo, antes de começar o tratamento com um paciente com seqüelas de traumas encefálicos, Claúdio investiga os hábitos pessoais e profissionais, como os interesses culturais do paciente, para que o paciente possa se conectar com o que se fala nas sessões de tratamento. Parece óbvio, mas a individualidade do paciente é, muitas vezes, ignorada por médicos e outros profissionais de clínicas de reabilitação. Com o tratamento personalizado e continuado, a motivação do paciente aumenta. Assim como a ligação com o mundo e a vontade de viver.


Ao associar memorização com experiências afetivas do passado, as neurociências se integram mais com a psicologia, sem abandonar a questão fisiológica. Sobre isso, a neuropsiquiatria leva em conta modelação estrutural específica do sistema nervoso de cada um. E essa especificidade é mais uma razão para não tratar dois pacientes da mesma maneira.


Mesmo nos casos de lesões mais graves, é possível reorganizar a rede de relações do sistema cognitivo e adaptar outras áreas do cérebro menos trabalhadas. É o caso do cantor Herbert Vianna. O esforço dessas pessoas e dos profissionais que os acompanham para melhorar o sistema cognitivo com o exercício da interação é uma lição de esperança. Principalmente para realizar um dos sonhos da grande maioria das pessoas, que é envelhecer com saúde e lucidez.


Fonte: Portal Mais de 50

sábado, 4 de dezembro de 2010

NELSON NED- SONDA-ME SALMOS 139

SALMOS 56,57,58 E 59 - LEITURA DA BÍBLIA POR NEUZA BALDINI

Salmo 56

Explicação: Fugindo de Saul, David se refugia entre os filisteus, em Gat. Lá, é quase reconhecido pelo seu poderoso inimigo e só escapa porque se finge de louco (Salmo 34). A situação parecia desesperadora mas sua confiança em Deus é inabalável. Esta é a atitude correta por alguém em perigo.


Ao mestre do canto, sobre “Ionat-Élem-Rechokim”, um “Michtam” de David, ao ser capturado pelos Filisteus em Gat.

Apiedade-Te de mim, ó Eterno, porque inimigos me perseguem e oprimem todo dia.
Diariamente me espezinham meus inimigos, e numerosos são os que contra mim guerreiam, ó Altíssimo.
Se o medo vier a me atingir um dia, confiando em Ti cuja palavra exalto, em Ti depositando minha fé, nada temerei, pois o que pode um simples mortal me fazer?
Continuamente transformam em lamúria minhas palavras; somente o mal planejam contra mim. Eles se reúnem para me emboscar, espreitam meus passos, pretendem me destruir.
Destrói-os por sua maldade e, em Tua ira, subjuga seu povo, ó Eterno!
Meu vaguear sem encontrar paz tens acompanhado; guarda minhas lágrimas num jarro e considera-as.
Então, quando eu clamar por Ti, recuarão meus inimigos e com isso saberei que Tu és por mim.
A palavra do Eterno louvarei; sim, Sua palavra exaltarei.
Confiante em Deus, não temerei o que me possa fazer um ser mortal.
Os votos que fiz, hei de cumprir, ó Eterno, e sacrifícios de ação de graças Te trarei.
Pois da morte resgataste minha alma, de andar sem repouso poupaste meu pé para que eu possa caminhar perante Ti à luz da vida.


Transliterado:
Lamenatsêach al ionat élem rechokim ledavid michtam, beechoz oto felishtim begat. Chonêni Elohim ki sheafani enosh, col haiom lochem yilchatsêni. Shaafu shorerai col haiom, ki rabim lochamim li marom. Iom ira, ani elêcha evtach. Belohim ahalel devaro, belohim batáchti lo ira, ma iasse vassar li. Col haiom devarai ieatsêvu, alai col mach’shevotam lará. Iagúru yits’pônu, hema akevai yishmôru, caasher kivu nafshi. Al áven palet lámo, beaf amim hored Elohim. Nodi safárta áta, síma dim’ati venodêcha halo bessifratêcha. Az iashúvu oievai achor beiom ecra, zé iadáti ki Elohim li. Belohim ahalel davar, badonai ahalel davar. Belohim batáchti lo ira, ma iaasse adam li. Alai Elohim nedarêcha, ashalem todot lach. Ki hitsálta nafshi mimávet, halo raglai midéchi, lehit’halech lifnê Elohim beor hachayim.
Quer ter a cor do verão? Invista nos alimentos Compartilhe

Nutricionista indica vegetais ricos em betacaroteno para manter o bronzeado; aprenda receitaspor Denise Dalla Colletta
Antes de pensar em ficar horas torrando a pele no sol para ficar com a cor do verão, que tal usar os alimentos de maneira inteligente e garantir um bronzeado mais saudável com menos tempo sob os raios ultravioletas? "Para garantir a produção de melanina, pigmento que dá a coloração na pele, precisamos consumir betacaroteno, que é convertido em vitamina A em nosso corpo", diz a nutricionista Thaís Souza, da Rede Mundo Verde.

Alimentos de cor amarela, alaranjada e vemelha são cheios de vitamina A (Shutterstock)
De acordo com a nutricionista, a substância ajuda tanto a potencializar o bronzeado quanto a manter a cor por mais tempo. "Todos os alimentos com coloração que vão dos tons amarelo ao vermelho são ricos em betacaroteno e as verduras de folha verde escura também têm a substância em pequena quantidade". Então, além de cenoura, laranja, abóbora e tomate, você pode variar com saladas de couve, espinafre e rúcula.

Não é necessário comer os alimentos crus, eles agem da mesma maneira no organismo quando cozidos. Mas não adianta se entupir de cenoura apenas durante um dia. "Para garantir a eficácia, é necessário um consumo frequente", diz Thaís.

O exagero dos vegetais ricos em betacaroteno, no entanto, pode surtir efeito contrário e deixar a pele com uma cor estranha. “Pessoas mais sensíveis podem ficar com a palma da mão e barriga amarelados”, conta a nutricionista.



Só a vitamina A não garante a cor do verão, um pouco de sol também é necessário. Lembre-se que os horários mais indicados para se expor aos raios solares são: antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas e com protetor.

>> Alguns protetores solar podem acelerar câncer

Outros alimentos que deixam a pele mais bonita são os ricos em licopeno que previnem o envelhecimento. São os vegetais de cor vermelha, como tomate, morango, melancia e pitanga. "Para melhorar a absorção do betacaroteno no corpo é importante consumir um tipo de gordura chamado ômega 3, presente em linhaça, castanhas e quinua", lembra Thaís.

>> Animação: Todos os problemas do verão

Receitas

A nutricionista dá ainda algumas dicas de como preparar os alimentos importantes para o bronzeado de maneira saudável

Suco de cenoura com laranja e quinua
Ingredientes
- 1 cenoura média, de preferência orgânica
- suco de 2 laranjas, de preferência orgânicas
- 1 colher (sopa) de flocos que quinua
- cubos de gelo

Modo de Preparo
Higienizar e descascar a cenoura. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em seguida.

Suco de morango com laranja e semente de linhaça
Ingredientes
- 8 morangos, de preferência orgânicos
- suco de 2 laranjas, de preferência orgânicas
- 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça
- cubos de gelo

Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.



Salada de quinua com linhaça
Ingredientes
8 folhas de alface crespa, de preferência orgânicas
6 folhas de acelga, de preferência orgânicas
1 tomate em rodelas, de preferência orgânico
1 cenoura média ralada, de preferência orgânica
½ cebola ralada, de preferência orgânica
3 xícaras (chá) de agrião, de preferência orgânico
2 xícaras (chá) de quinua em grãos cozida
1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de suco de limão
sal marinho a gosto
azeite de oliva extravirgem a gosto

Modo de Preparo
Lave e higienize todas as verduras. Em uma travessa, misture as folhas, a quinua, a cenoura, o tomate e as nozes picadas. Prepare o tempero misturando o suco de limão com o sal, a cebola e o azeite de oliva e coloque na salada. Finalize salpicando a linhaça e sirva em seguida.

Salada de brócolis com tomate e milho
Ingredientes
4 ramos de brócolis, de preferência orgânicos
1 tomate, de preferência orgânico
4 colheres (sopa) de milho
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sobremesa) de suco de limão
folhas de rúcula
sal marinho a gosto

Modo de Preparo
Higienizar o brócolis, o tomate e a rúcula. Cozinhar o brócolis no vapor até ficar al dente. Reservar. Cortar o tomate em cubos. Em uma travessa misturar o brócolis, o tomate em cubos e o milho. Temperar com o suco de limão, o azeite e o sal marinho. Decorar com folhas de rúcula. Servir.

Wrap de cottage com cenoura
Ingredientes
- 4 pães sírios integrais
- 2 tomates médios
- 1 cenoura média
- ½ xícara (chá) de cottage de tofu
- 2 colheres (sobremesa) de manjericão
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem orgânico
- folhas de agrião, de preferência orgânico
- sal marinho a gosto

Modo de Preparo
Higienizar o agrião, a cenoura e o tomate. Cortar os tomates em rodelas, ralar a cenoura e reservar junto com as folhas de agrião. Misturar o cottage com o manjericão e o azeite e temperar com sal a gosto. Abrir o pão sírio, em cada parte, passar a mistura de cottage, acrescentar a cenoura ralada, as folhas de agrião e as rodelas de tomate. Enrolar o pão sírio, formando rolinhos.

Vitamina de frutas com quinua
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de leite de arroz
- 1 banana média
- 1 maçã média
- 1 fatia média de mamão
- 2 colheres (sobremesa) de quinua em flocos
- cubos de gelo

Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em seguida.

FONTE: Revistagalileu
Aveia ajuda a emagrecer e auxilia no funcionamento do intestino
Alimento pode ser consumido com frutas no café da manhã e em pratos variados
Por Minha Vida Publicado em 22/11/2010

Dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais rico em fibras e o mais barato. Alguns de seus benefícios são prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora no funcionamento do intestino. Além disso, está disponível em grande parte dos supermercados, tem um gosto agradável para a maioria dos paladares e possui versões em flocos, farelo e farinha, o que permite variar o consumo.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar. Segundo a nutricionista Elisa Yaemiiam Jo, do Hospital São Luiz Maria, mais vale comer uma porção de aveia, um carboidrato complexo, que um pão francês, um carboidrato simples. "O pãozinho possui somente a farinha de trigo, que não é suficiente para saciar o organismo durante muito tempo. Já a aveia é cheia de fibras", explica.


São essas fibras, chamadas fibras solúveis, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim e, por consequência, protegem contra doenças cardiovasculares. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que esse efeito benéfico ocorre porque o cereal atrapalha fisicamente a absorção de vários tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol.

O fisiologista da Unifesp Renato Romani ressalta que a queda nos níveis de colesterol varia de pessoa para pessoa. Mas, segundo ele, 70% daqueles que ingerem aveia têm mais chances de conseguir tal diminuição. A probabilidade de sucesso é ainda maior para quem tem uma boa alimentação diária, faz exercícios físicos e controla o estresse.

Calcule seu peso ideal
Faça sua avaliação gratuita, descubra a sua faixa de peso ideal e como emagrecer de forma saudável

As fibras que combatem o colesterol alto também são as responsáveis pelos impactos positivos da aveia na função intestinal. "É no intestino que os nutrientes necessários ao organismo são absorvidos e que aqueles que não servem para nada são eliminados", diz a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro. Mas, para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água.

Consumo
Romani aconselha ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa cheia tem em média 20 g. Para saber quanto uma criança deve ingerir diariamente, some a idade dela ao número cinco. Se seu filho tem dois anos, por exemplo, deve consumir sete gramas todos os dias. "A ingestão deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica", orienta Selva.


As formas em que o cereal é encontrado são tão variadas quanto suas vantagens para a saúde. De acordo com Selva, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. "Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições?.

Independente da versão, a aveia pode entrar em cena já no café da manhã. Acrescente duas colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como mamão, banana e abacate. Ao longo do dia, é possível introduzir a aveia nas refeições sem que ela mude muito o sabor da comida. Uma boa pedida é usar a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo nas receitas.