sábado, 25 de fevereiro de 2012

Um falso amigo de paulo


Publicado em: 18/5/2007
Por: Fernando César Timóteo Alves
Ministério Interdenominacional Recuperando Famílias para Cristo - Brasília/DF
www.fernandocesar.com



“Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me abandonou, amando o presente século (...). Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males (...). Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam (...)” (2 Timóteo 4:9,10,14 e 16).


O apóstolo Paulo foi um dos maiores evangelistas que o mundo já conheceu. Viveu numa época dificílima, onde ser cristão significava pôr em risco a própria vida. Paulo fez extensas viagens missionárias, conheceu diversos povos e culturas, por isso, se tornou um líder destacado do seu tempo. Sua equipe missionária era uma das mais grandiosas. Eram jovens, moços, velhos, mulheres, homens, principalmente. Alguns casados, outros solteiros. Mas todos imbuídos de um só propósito: anunciar a salvação exclusivamente por meio de CRISTO, Aquele que muitos testemunharam dos Seus milagres, enquanto outros só ouviram falar. Os historiadores afirmam que o apóstolo escreveu 13 cartas, denominadas paulinas, tanto dirigidas às localidades como a líderes, além da autoria não comprovada de outros textos. Por amar a obra missionária, sofreu na própria pele inúmeras adversidades, como ele mesmo descreveu na segunda Carta aos coríntios:

“Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um (195 chicotadas). Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de assaltantes, (...) em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas” (2 Coríntios 11:24-28). Também foi várias vezes preso em fortalezas e levado a julgamento.

Os judeus eram, como lemos no texto anterior, seus inimigos declarados, embora ele próprio fosse judeu, da cidade de Tarso, na região da Cilícia. Outrora, chamado de Saulo, fora perseguidor da Igreja de DEUS e contribuiu para a morte de Estevão, mártire cristão. No caminho de Damasco, perdera a visão e fora arrebatado espiritualmente aos céus, onde teve um encontro poderoso com CRISTO. A partir dali, quando voltou a enxergar, tornou-se não só um amigo da igreja de DEUS, mas seu grande líder. O testemunho de Paulo, lido ao povo em hebraico, está publicado no capítulo 22 do livro de Atos. Vale a pena relê-lo.

Como afirmei, Paulo tinha inimigos declarados, mas também inúmeros amigos. Alguns deles são citados no início e no fim de algumas cartas escritas pelo apóstolo, cujos nomes são desconhecidos da igreja contemporânea: Febe, servidora da igreja em Cencréia; Priscila; Áquila; Epêneto; Andrônico; Júnia; Amplíato; Urbano; Apeles; Herodião; Asíncrito; Flegonte e tantos outros infinitos nomes, que para nós são também estranhíssimos. Alguns amigos mais próximos; outros, porém, distantes. Quero aqui destacar um nome que aparece em três de suas cartas: Demas.

Nos versículos de abertura de nosso estudo, Paulo, encarcerado, escreve ao amigo Timóteo em tom de desespero: “Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me abandonou, amando o presente século (...). Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males (...). Diferentemente de Alexandre, judeu, que sempre se posicionava contrário às atitudes de Paulo (o mesmo Alexandre é citado também em Atos 19:33 como agitador do povo), Demas é apresentado, em outras cartas, como cooperador de Paulo, ou seja, aquele que, de alguma forma, contribuía para o crescimento do Evangelho: “Saúda-vos Lucas, o médico e amado, e Demas” (Colossenses 4:14); “Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores” (Filemom 1:23-24). A grande frustração de Paulo foi ter sido abandonado, nas horas de maior tribulação, por um cooperador próximo. O que levou o “amigo” a abandoná-lo? Demas não suportara tamanhas pressões em ver muitos cristãos sendo perseguidos, presos e mortos. Ele optou por não querer carregar a cruz por amor a CRISTO, como bem nos aconselha o apóstolo Pedro:

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre nós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis” (1 Pedro 4:12-14), preferindo o mundo e a aparente e falsa paz que este mundo oferece. Podemos dizer que ele foi um “amigo” que só queria estar perto do apóstolo em momentos de calmaria ou de regozijamento. Por isso, hoje, aparece na história do cristianismo ao lado de nomes que não souberam honrar o Nome de DEUS. Demas trocou seu bom lugar no reino de DEUS e na história pelo salário que é destinado aos traidores, o mesmo que recebera Judas Iscariotes.

Quando Paulo escreveu as palavras de desespero ao seu filho na Fé, Timóteo, fora preso pela segunda vez na Grécia e levado às pressas para Roma, desta feita como criminoso; ou seja, numa enorme possibilidade de ser morto. E, diferentemente da primeira prisão, não tivera tempo de levar consigo seus livros nem capa para se aquecer. Foi nessa circunstância, extremamente adversa, que fora abandonado por Demas. Paulo reforça: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam”. A postura de Demas nos mostra que um falso amigo não resiste às lutas do dia-a-dia. Ele antever situações dificílimas e desaparece de nossa companhia; deixando-nos sozinhos. Não suporta ouvir palavras diferentes àquelas que massageiam seu ego, ainda que seja para o seu benefício. Ele se faz nosso companheiro apenas quando os momentos forem propícios a seus interesses particulares. Amam aparecer à sombra do sucesso alheio. Enfim, um falso amigo não tem fé suficiente para saber que DEUS é Todo-Poderoso para livrar o homem das garras dos leões, como fizera com Daniel à época do Antigo Testamento; dessa forma, mostra-se um covarde na história, que só vive em busca de uma vida de facilidades.

A carta de Paulo a Timóteo também nos ensina algo importantíssimo para a nossa conduta cristã: que devemos manter o testemunho firme, mesmo diante dos gigantes que se levantam contra nós e da solidão. Segurar a nossa mão na de DEUS, nos conservará seguros: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e o mais ele fará” (Salmos 37:5).

Paulo foi o melhor exemplo de cristão que já li em toda a minha vida. Assim, o melhor adjetivo que podemos atribuir a ele é de um velho lutador que não desiste da batalha e em nenhum momento se acovarda frente às adversidades. Antes, mantém a sua fé: “mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará para o reino celestial (...)” (2 Timóteo 4:17-18). Imaginemos um velho lutador, marcado por cicatrizes, preso a algemas num recanto sombrio, erguendo os olhos até encontrar uma pequena abertura no telhado, de onde saía uma luz poderosa, e concluir como num último soluço: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada (...)” (2 Timóteo 4:7-8). O combate de Paulo deve ser sempre o combate de todo cristão...

Dedico este estudo a todos aqueles que decidiram me abandonar na caminhada.

FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça” e “Antes que a Luz do Sol escureça”. Também é líder do Ministério Interdenominacional Recuperando Famílias para Cristo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Abacaxi – benefícios da fruta que é a cara do verão




Além de ajudar a emagrecer, seu consumo combate a prisão de ventre | Imagem: Reprodução

O abacaxi é uma fruta tropical, muito saborosa e refrescante, que pode oferecer, além de tudo, inúmeros benefícios à saúde!

Consumido puro, em sucos, doces e receitas diversas, o abacaxi ainda pode ser utilizado em remédios caseiros diversos, onde suas muitas propriedades são aproveitadas para curar certas moléstias.

A fruta, extremamente aquosa e suculenta, possui inúmeros poderes que colaboram para um bom funcionamento do organismo, dentre eles, a alta concentração de fibras e de vitaminas.

Refresca e emagrece!

Quando chega o verão, o abacaxi é uma das melhores pedidas! Os sucos com esta fruta são dos mais procurados nessa época, especialmente por quem se preocupa em levar uma vida mais saudável e também por quem quer emagrecer! Uma fatia de 100g de abacaxi, contém apenas 152 calorias!

Sim, esta é uma das características do abacaxi, sendo rico em fibras, contribui para a digestão e elimina toxinas do organismo, já que é excelente diurético. Com isso, desincha e ajuda também a combater a glicose no sangue, assim como controlar os níveis de colesterol. Por causa de suas fibras, também combate a prisão de ventre.

Combatente de doenças, o abacaxi é um alimento perfeito!

O abacaxi possui substâncias nutricionais importantes, como:

vitaminas C e B6, potássio,
também folato e ferro, o que garante a proteção do sangue, contra a anemia.
O sumo do abacaxi colabora com as funções hepáticas, ajuda a eliminar vermes, combate febres intestinais, problemas da bexiga, próstata e uretra e também ajuda a evitar cálculos renais e de vesícula biliar, melhorando suas funções.

Ele é muito usado em xaropes para garganta

Como é um desobstrutivo do fígado, ele combate a icterícia e as doenças relacionadas a esse órgão. Além disso, ajuda a evitar a formação de coágulos no sangue ou a dissolvê-los e também evita a arteriosclerose e diminui inflamações.
Ele acelera a cicatrização dos tecidos, elimina inchaços, artrite e é muito usado também em receitas de xaropes para tratar a garganta e doenças respiratórias, como a bronquite.
Além de todas as propriedades benéficas à saúde, o abacaxi ainda possui uma substância chamada bromelina, que faz com que seja ótimo para amaciar carnes de aves e carne vermelha. E esta também é a principal responsável pela presença dessa fruta como sobremesa em churrascos, pois ela facilita a digestão.
Veja duas receitas caseiras onde você poderá fazer uso desta fruta

Receita de xarope para bronquite

Ingredientes:

xícara de mel de Abelha
1 Abacaxi
1/2 xícara de água
Preparo:

- Picar o abacaxi em pedaços e colocar numa panela, acrescentando, a seguir, o mel e a água e deixando cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 min. Depois de esfriar, coar o suco, colocar em um vidro esterilizado e bem tampado. Tomar de três a quatro colheres de sopa ao dia.



Receita de esfoliante natural

Ingredientes:

- Casca de 1 abacaxi

- 200 ml de água

Preparo:

- A casca deve ser bem batida com água no liquidificador e a mistura deve ser aplicada no rosto, pescoço e colo, com muita delicadeza e em movimentos circulares, por 2 ou 3 minutos. Depois enxaguar com água fria.



Fonte: Abacaxi - benefícios da fruta que é a cara do verão

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Todos os anos milhares de pessoas são vítimas de acidentes com animais peçonhentos em áreas rurais e urbanas, que se avizinham a matas, no Brasil. Muitos desses casos trazem conseqüências terríveis incluindo invalidez, seqüelas neurológicas e motoras permanentes, amputação e, em grande parte dos casos, óbito. Saiba que é possível proteger você, sua família e terceiros desse tipo de acidente, basta observar algumas precauções descritas neste guia Comofas.



Como prevenir ataque de cobras






1) Respeite a fauna local de ambientes rurais! Animais como siriema, gavião, gambá, emas, saruê, entre outros, são inimigos naturais das serpentes e costumam afastá-las do ambiente em que vivem. Não mate esses animais e coíba a caça do mesmo em sua propriedade e proximidades.

2) Crie animais domésticos como galinhas, gansos, patos, marrecos etc. Além de afastarem cobras e se alimentarem de insetos e aracnídeos peçonhentos, tais animais tem ainda a função secundária de produzirem alarme ante a presença de cobras e serpentes.

3) Nunca deixe a porta do carro aberta em matas, trilhas e próximo a rios e córregos. O calor emanado pelo veículo é um convite à entrada dos répteis que poderão causar tanto acidentes ofídicos tanto automobilísticos quando manifestarem sua presença com um ataque.

4) Evite o acúmulo de lixo, tralhas e qualquer espécie de material inútil que possa servir de abrigo para cobras próximo à sua casa. Jogue no lixo ou queime tudo o que for desnecessário, como entulhos, restos de material de construção, palha, etc.

5) Controle a presença de roedores. Além de veicular doenças como raiva e leptospirose, ratos e camundongos são o alimento favorito para serpentes e cobras no geral, atraindo-as para o ambiente onde vivem. Faça armadilhas para tais roedores e crie gatos se possível.

6) Cuidado ao subir em árvores, é um dos pontos de descanso favoritos das jararacas. Acidentes em ombros e pescoço são comuns por conta disso.

7) Ao andar no mato mantenha-se na trilha e utilize calçado fechado, preferencialmente botas de cano longo, calça jeans (ou outro tecido grosso) e blusas de manga comprida. Tenha sempre em mãos uma bengala utilizando-a para fazer barulho e remexer as moitas sempre que se faça necessário entrar em meio à vegetação.

8) Tenha atenção redobrada em períodos pós-enchentes, à noite e em locais com mato seco, onde as serpentes podem se camuflar facilmente.

9) Vede buracos e frestas no assoalho e teto.

10) Não deixe espaço livre entre a porta e o chão em casas localizadas na zona rural.

11) Não manuseie cobras mortas, ou tome cuidado se precisar fazê-lo. Algumas cobras fingem morte para atacar posteriormente.

12) Evite brincadeiras com serpentes mortas ou de brinquedos, principalmente aquelas que envolvem a tentativa de assustar terceiros. O animal pode não estar morto e realmente atacar a pessoa, além disso, há a possibilidade do assustado ser um cardiopata e ter precipitado um ataque do coração diante do susto.

13) Em caso de acidente contate imediatamente o corpo de bombeiros evitando atitudes como sugar a picada, fazer torniquetes, dar álcool ou outras substancias para o acidentado, etc.

14) Se possível, leve o animal até o pronto socorro para que sua identificação possa guiar o tratamento.

FONTE: comofas.com

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vila Equilibrio
Nutrição
10 alimentos prejudiciais ao organismo


Estudos sobre alimentos que fazem bem e mal à saúde estão por toda parte. E, às vezes, nem é necessário retirá-los de vez da nossa dieta.
Publicidade
Basta ter bom senso e consumí-los sem exagero.
O documentário "Ano Novo sem Toxinas" apontou os 10 alimentos capazes de prejudicar o organismo. Além de revelarmos a lista para você, nós do Vila Mulher conversamos com a da nutróloga Liliane Oppermann, para que elas desse dicas de como consumir de maneira equilibrada esses itens. Confira:

Refrigerante
Este líquido, que muitas vezes acaba substituindo um bom copo d’água na hora de matar a sede, é pobre em nutrientes e rico em corante, sódio, calorias e gás. "A melhor forma de consumi-lo é com bastante gelo, limão e versão light", sugere a nutróloga.

Sal em excesso
Além de reter líquido e provocar aquela sensação horrível de inchaço, o consumo demasiado de sal sobrecarrega coração e rins e pode causar hipertensão e enxaqueca. Por isso, Dra. Liliane conta que os alimentos que vêm em salmoura, como palmito, azeitona e atum, podem ser lavados para diluir o excesso de sódio. "Há o sal na versão hipossódica, com mais potássio, que também pode ser usado na cozinha. Outra dica é temperar a comida com ervas aromáticas, alho, cebola, salsinha e cebolinha".

Fast food
Rico em gordura saturada e frituras guloseimas como hambúrgueres e pizzas podem causar aumento de colesterol e até hipertensão, uma vez que também são ricos em sódio. "Se optar por um sanduíche, evite os combos, ficando só com o sanduíche e abolindo a batata frita", indica a especialista. "Evite também condimentos adicionais como maionese, catchup e opte por suco como bebida."

Açúcar em excesso
O uso prolongado e exagerado do açúcar acarreta em excesso de calorias, nutrientes escassos e risco para diabetes. Uma opção é começar a adotar a versão light, que é uma mescla com adoçantes, e aos poucos ficar só com adoçante, preferencialmente à base de sucralose (derivado do açúcar). "O próximo passo é evite adoçar as coisas. Um suco natural não precisa ser adoçado. Há quem tome chá e café ao natural também", lembra Dra. Liliane.

Pão branco
O excesso de amido contido neste alimento vira glicose na corrente sanguínea, aumentando o risco de diabetes. Para consumi-lo de maneira melhor, a nutróloga sugere: "Retire o miolo do pão francês, limite-se a uma unidade e recheie com coisas saudáveis, como um queijo branco, por exemplo."

Carne processada
Segundo o documentário, a salsicha, por exemplo, até pelo de porco e por ser processada, muitas vezes você nem sabe ao certo que está consumindo. Dra. Liliane completa: "Este alimento possui muito sal, condimento, corante, conservante e ainda pode pesar muito no estômago. Prefira carne fresca, preferencialmente com pouca gordura."

Salgadinhos (típicos de bar)
A nutróloga conta que os petiscos são fritos e, às vezes, mau conservados, podendo causar infecção alimentar dependendo do lugar onde é consumido. Além disso, por possuírem gordura trans, causam obesidade, diabete tipo 2 e pressão alta. "Procure bares conhecidos ou recomendados e peça um lanche preparado na hora. Se não tiver, prefira os salgados assados e não use condimentos adicionais", orienta Dra. Liliane.

Chocolate
A versão branca possui mais gordura e açúcar. E os com cookies são muito açucarados. Portanto, resista à tentação e dê preferência aos tipos com pelo menos 50 % cacau, que possuem mais antioxidantes e menos açúcar. "E, claro, limite-se a consumir no máximo 30 gramas ao dia", diz a nutróloga. E o documentário fez um cálculo alarmante: se você consumir uma barra de chocolate por dia, pode engordar cerca de 12 quilos em um ano!

Bebida alcoólica
Reunir os amigos na mesa do bar depois de um dia tenso de trabalho é uma boa pedida, né? Mas cuidado com os exageros. Bebida alcoólica é prejudicial para células nervosas e ainda sobrecarrega o fígado. "Evite beber em jejum ou misturas de destilados e fermentados. E tome bastante água entre os goles alcoólicos", sugere Dra. Liliane.

Cafeína
Excesso de cafeína causa ansiedade e estresse. E é muito comum vermos por aí pessoas que consumem várias xícaras de café adoçado com açúcar ao longo do dia e sem comer nada. A nutróloga orienta que até duas xícaras de café por dia são permitidas. "Tomar um café com leite pela manha também pode fazer bem ao corpo", diz a especialista.

Por Juliana Falcão (MBPress)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Gastar nunca foi tão fácil. Saiba como fazer compras seguras pela internet


O Natal já passou, tudo bem. Mas ainda terão algumas festas e aniversários durante o ano e horas intermináveis nas filas, lojas apinhadas de gente e disputa pelos produtos da prateleira terão que ser encarados. Será mesmo? Hoje em dia já é possível comprar o que quiser, por preços muitas vezes até mais baratos do que nas lojas, sem ao menos sair de casa, através da Internet. Mas, como esse ambiente ainda é inóspito para muitas pessoas, fraudes e roubos podem acontecer e é preciso estar atento para aproveitar os benefícios das compras online sem cair nas garras de vigaristas.

Fazer compras através da Internet pode ser uma verdadeira mão na roda. De acordo com o diretor executivo do grupo Clavis, empresa formada por ex-alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que presta consultoria em segurança da informação, Bruno Salgado, "a grande vantagem desse processo é a praticidade. Não apenas em menos tempo de deslocamento ou desconforto na rua, mas também a facilidade de fazer pesquisas de preço e produto em várias lojas em um tempo muito mais curto e com maior conforto. Mas, como tudo na vida, existem os dois lados dessa moeda".

O mercado das compras online está crescendo em um ritmo impressionante no Brasil. A E-Commerce, empresa que analisa o comércio eletrônico no país, constatou um crescimento de 35% no volume de compras e vendas online em 2011, em relação a 2010. No entanto, como ainda é difícil ter controle das informações que caem na rede, o número de fraudes e roubos também cresceu. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) registrou R$ 685 milhões em perdas com fraudes bancárias realizadas por meio eletrônico só no primeiro semestre de 2011, um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2010.

Mas, calma, isso não é motivo para sustos. Apesar do impressionante crescimento, é possível evitar vários tipos de golpes prestando atenção em fatores simples. "Assim como ninguém caminha por lugar que não conhece, não compra em loja desconhecida – online ou não – sem saber se ela existe de verdade e se tem competência e capacidade técnica para entregar corretamente o produto. Tudo tem um risco, mesmo sair à rua para comprar pão. Tem que saber mensurar o que pode dar errado, pois assim é possível evitar que aconteça. Conhecendo os riscos e sabendo como preveni-los, não tem porque não comprar online, as vantagens são inúmeras", avalia Bruno.

Navegar pela Internet não pode ser comparado a andar às cegas por um campo minado. Perigos existem, mas pequenas atitudes podem fazer a diferença na hora de pesquisar produtos e comprar artigos online, diminuindo consideravelmente os riscos de cair em golpes e ser vítima de fraudes virtuais. O consultor Bruno Salgado ensina a identificar as "bombas" para que você não precise mais deixar o conforto do seu lar para fazer compras seguras. Confira:

1. A loja existe?

A primeira preocupação de quem compra online é saber se a loja realmente existe, se o site não é falso. Uma das formas de fazer isso é procurando na própria Internet se existem pessoas que já compraram lá, se a loja está cadastrada em sites de reclamação, se tem pessoas online falando dela. Outra forma é verificando se o domínio (nome do site como, por exemplo, Maisde50) existe. O site para fazer essa verificação é o http://www.registro.br/. Nele, logo na tela inicial, tem um campo para preencher o endereço do site. Quando sair o resultado, basta clicar em "Mais informações" e verificar dados como o nome da entidade, do responsável pela empresa e o número do CNPJ

2. A empresa é legal?

Também é possível saber disso através do que as outras pessoas falam na internet. É bom sempre buscar referências antes de fazer compras em qualquer lugar, seja uma loja virtual ou não. Com o número de CNPJ disponível do Registro.br também é possível verificar a idoneidade da entidade. Basta acessar o site da Receita Federal e buscar. É só mais uma camada de proteção. Lógico que, em lojas muito conhecidas, não é preciso fazer toda essa verificação, mas é sempre importante buscar

3. Posso inserir meus dados?

Dados como o número do cartão de crédito, CPF e identidade são informações que deveriam ser confidenciais e é importante que o site onde se pretenda realizar a compra garanta a segurança dos seus dados. Isso é o que chamamos de competência técnica para realizar a venda. Ao menos na página onde as informações serão inseridas, deve-se certificar de que a conexão é segura. Ou seja, onde normalmente está o http://, antes do www., deve estar escrito https://, um indicativo de que a conexão é segura. Isso é obrigatório e não se deve inserir informações particulares em páginas não seguras

4. Como eu posso me proteger ainda mais?

Caso ainda não tenha plena confiança na segurança da loja e do site, pode-se sempre pedir para pagar através de boleto bancário. Assim, você não precisa inserir informações de cartão de crédito e o site gera um boleto para você pagar o produto.

Além disso, ainda pode haver problemas com a própria entrega do produto. Por isso as referências são tão importantes. O site http://www.reclameaqui.com.br/ é um espaço para reclamações e uma boa fonte de pesquisa de referências. Lá você pode verificar o que os outros usuários e compradores têm a dizer sobre a empresa

5. E se der algum problema?

Se, mesmo depois de tomadas todas as precauções, chegar o extrato bancário com indicação de compras não realizadas por você no cartão de crédito, você pode ter sido vítima de fraude. Nesse caso, é possível cancelar o cartão e pedir ressarcimento do valor perdido ao banco.

Se, por acaso, o produto chegou com algum problema ou nem chegou até você, o caso é mais difícil de resolver. Se, após informada, a loja não enviar o produto ou ressarcir o valor pago, o caso deve ser registrado no Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon). Somente através de um advogado será possível ser ressarcido oficialmente.

Portal Mais de 50

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O CULTO DOMÉSTICO
Escrito por Rosangela Lins Almeida

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”. Dt. 11:18,19

Nestes dias de tanto corre-corre convém que paremos e reflitamos sobre o privilégio e a responsabilidade de fazer o culto doméstico. É responsabilidade, em primeiro lugar dos pais alimentarem seus filhos com a Palavra de Deus. Não devemos delegar para a igreja ou para os professores da escola dominical essa responsabilidade. Estes têm apenas um encontro semanal com as crianças de, no máximo, 1 hora. Fisicamente falando, é impossível manter alguém alimentado dando apenas uma refeição semanal. Se para alimentar o corpo isso não é suficiente, pensem no quanto este procedimento afeta a vida espiritual das crianças. Pais esforcem-se para ter este encontro diário com seus filhos, desperte neles o amor pela Palavra de Deus e pela sua obra. Ensinem-lhes pelo exemplo, a levarem a sério os ensinamentos da Palavra de Deus, a praticá-los. Não os ensinem a serem “religiosos”, pegando a Bíblia apenas para irem ao culto.
Ao fazer o culto doméstico nós não só as alimentamos como as ensinamos a orar, a estarem quietas ouvindo, a terem reverência diante da Palavra. Aprendem a ouvir com atenção e ao serem questionadas sobre o que ouviram, aprenderão a interpretar e a verbalizar o ensino. Isto lhes será útil não só na vida espiritual, como também nos estudos seculares, onde com certeza se destacarão. Temos constatado que as crianças criadas desta maneira, normalmente não têm problemas de aprendizado e nem de disciplina na escola secular. Porém, quando estes ocorrem é mais fácil solucionar e fazê-las entender que este procedimento não agrada a Deus. Quando não estão acostumadas a obedecer em casa, a estarem quietas por algum tempo, levarão este comportamento para a escola dominical e para a escola secular trazendo problemas aos seus professores. Então os professores exclamam: “Esta criança é impossível, ela não para, não atende”. Será que realmente o problema é a criança? Se ele (a) não é ensinado (a) e corrigido (a) em casa como agirá de maneira diferente? Temos observado pais dizerem assim: “Não adianta ele (a) não obedece”; “Ele (a) só faz o que quer, não consigo controlá-lo (a)”. E sabem a qual a idade dessa criança? Três, quatro, cinco anos!!! Imaginem quando entrarem na adolescência, como agirão com seus pais?
Queridos pais a hora de despertamos é AGORA, enquanto são pequenos, enquanto estão sob nossa responsabilidade. Não pensem que é cedo, que a criança ainda não entende. Esse é um engano satânico. A Bíblia diz: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela”. Pv. 22:15
Ela é um ser inteligente, criado por Deus. Ela não te pertence, pertence ao Senhor, é herança dele. “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”. Sl. 127:3. O nosso Deus nos dá o privilégio e a benção de cuidar da Sua herança aqui na terra. Ele vai requerer de nós a Sua herança e o que iremos responder? Que estávamos muito ocupados no trabalho secular para que eles tivessem o alimento material? Que estávamos tão cansados que só lhes dávamos as sobras do nosso tempo? Que eles tinham tudo: roupas, alimento, boa escola secular, televisão, computador, lazer, esportes, empregada doméstica, babá eficiente, etc, etc. Que priorizamos mais os valores terrenos do que o que é eterno?
Queridos pais, empenhem-se em separar um tempo de qualidade com os seus filhos. O que isto quer dizer? Gaste ao menos 10, 15, 20 minutos, dependendo da idade da criança, para conversar com eles sobre o nosso grande Deus e também para ensiná-los a conversar com Deus através da oração. Faça com que eles sintam essa “fome espiritual” tornando Deus real e presente em suas vidas. Estimule-os a verem as belezas da natureza e a agradecerem por elas quando estiver em um parque, passeio, praia, piscina, enfim em qualquer lugar. Lembrem-se da exortação de Dt. 11:19
Concluindo, por que fazer o culto doméstico? Porque é o alimento puro e ideal para crianças e adultos. Toda a família será abençoada obedecendo ao ensino do Senhor.
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”. Jo 6: 32-35.

Fonte:www.umnt.com.br
Decantar o vinho: uma técnica a aprender

Há uma cerimónia simples e eficaz que se realiza antes de se servir um verdadeiro e irresistível néctar dos deuses – chama-se decantar o vinho. Com um acessório muito próprio, é feito por três importantes motivos, um dos quais, potenciar a sua degustação!

UM GESTO, DOIS MOTIVOS
O acto de decantar implica, simplesmente, a passagem do vinho da sua garrafa original para um recipiente (de cristal ou vidro), designado por decanter ou decantador. Por norma, a decantação é feita exclusivamente aos vinhos tintos e beneficia-os de duas formas: elimina as borras acumuladas, especialmente em vinhos velhos que estão engarrafados há vários anos; e permite que o vinho “respire”, ou seja, a oxigenação permite a total libertação dos aromas contidos numa garrafa, um processo que contribui de forma positiva para o seu paladar.

DECANTAR VINHO TINTO JOVEM
O processo de decantação varia conforme o vinho em questão, ou seja, depende se se trata de um vinho velho ou jovem. No caso, dos néctares mais jovens, a decantação permite suavizar os taninos presentes no vinho e que normalmente são ásperos, secos e adstringentes. Geralmente, estes vinhos apresentam elevados níveis de acidez porque ainda não tiveram tempo de amadurecer, o que significa que necessitam de “respirar” durante uma ou duas horas. Verta o conteúdo da garrafa para o decantador num gesto único e contínuo. A etiqueta diz que se deve colocar a garrafa vazia ao lado do decantador para que os convivas possam identificar o vinho que irão ou que estão a provar.

DECANTAR VINHO TINTO VELHO
Tenha o cuidado de colocar a garrafa na posição vertical um ou dois dias antes de ser consumida, assim, todos os depósitos irão concentrar-se no fundo. A decantação deve ser efectuada cerca de meia hora antes do vinho ser servido, isto porque no caso dos vinhos antigos, a decantação acelera a evaporação dos aromas. Uma “respiração” curta é o suficiente para libertar e, consequentemente, “abrir” o bouquet depois de tantos anos “fechado”. Uma vez aberta a garrafa, limpe o gargalo para retirar qualquer resíduo e comece a verter o vinho para o decantador. Coloque uma vela acesa ou um pequeno foco junto do gargalho, utilizando esta fonte de luz para se certificar que não deita borras no decantador. Verta tudo de uma só vez, parando apenas quando aparecerem os primeiros resíduos no gargalo. Coloque o decantador e a garrafa original juntos na mesa.

OUTRAS DICAS
Não é obrigatório decantar cada garrafa de vinho que abrir, no entanto, é muito aconselhado quando se sabe, de antemão, que esse néctar contém partículas do depósito – ao mais pequeno movimento, o vinho puro vai misturar-se com a borra.
Abrir a garrafa e retirar a rolha não permite a respiração adequada do vinho, uma vez que apenas o líquido que se encontra próximo do gargalo é que está, efectivamente, em contacto com o ar.
No caso de se esquecer, ou por falta de tempo, recorra a esta técnica de decantação rápida: coloque um pano branco e fino ou um simples guardanapo de papel sobre a abertura do decantador e verta o vinho através do mesmo, parando quando surgirem os primeiros sinais de borra.
Se (ainda!) não tiver um decantador, utilize outro recipiente para o processo de decantação e, no final, reintroduza o vinho na sua garrafa original com recurso a um funil.
Um vinho de qualidade vai continuar a desenvolver e a libertar-se dentro do próprio copo, por isso, um brinde e boa degustação…

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Palavrão? @#%*!!!! Como assim?!
Postado por Augustus Nicodemus Lopes

O Solano Portela já escreveu aqui sobre palavrão. Acredito que ele já mostrou com clareza os argumentos bíblicos para que os seguidores de Jesus não fiquem usando palavrões em suas comunicações, faladas ou escritas. Há outros argumentos baseados no bom senso, educação e etc.

É que de vez em quando leio os murais e comentários de alguns dos mais de 3 mil "amigos" que tenho no Facebook e não poucas vezes me deparo com murais compartilhando fotos meio-eróticas, palavrões, para não falar de comentários cheios de palavras chulas e palavrões do pior tipo. Sei que boa parte destes amigos não são crentes em Jesus Cristo. Mas estou me referindo aos que se identificam como crentes, que postam tanto declarações de fé e amor a Jesus quanto material chulo.

Os argumentos a favor do uso de palavrões pelos crentes podem parecer bons: todo mundo usa, trabalho ou estudo num ambiente de descrentes e não quero parecer um ET, não tenho nenhuma intenção maligna ou pornográfica, etc.

O problema - para os crentes que tomam a Bíblia como regra de fé e prática e como o referencial de Deus para suas vidas - é o que fazer com estas passagens:

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem" (Ef 4:29).

"3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto, não sejais participantes com eles" (Ef 5:3-7).

"34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. 35 O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; 37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado" (Mat 12:34-37).

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1Cor 15:33)".

"Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar" (Col 3:8).

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" (Col 4:6).

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". (Filip 4:8).

As interpretações destes versículos podem variar entre si, mas resta pouca dúvida de que o conjunto deles traz uma mensagem uniforme: o filho de Deus é diferente do mundo, no que pensa e no que fala. A pureza e a santidade requeridas na Bíblia para os cristãos abrange não somente seus atos como também seus pensamentos e suas palavras.

Eu sei que muitos vão dizer que o problema é a definição de palavrão. Entendo. Sei que palavras que ontem arrepiavam os cabelos de quem as ouviam, hoje viraram parte do vocabulário normal. Sei também que palavras que são palavrão numa região do Brasil não são em outra. Mesmo considerando tudo isto, ainda há muitos cristãos que usam palavrões no sentido geral e normal. É só ler blogs, comentários em blogs, murais e comentários no Facebook, tuítes da parte de gente que se diz crente.

Acho que a vulgarização do vocabulário dos evangélicos é simplesmente o reflexo do que já temos dito aqui muitas outras vezes: o cristianismo brasileiro é superficial, tem muita gente que se diz evangélica mas que nunca realmente experimentou o novo nascimento, as igrejas evangélicas estão cedendo ao mundanismo e ao relativismo da nossa sociedade. em vez de sermos sal e luz estamos nos tornando iguais ao mundo no viver, agir, pensar e falar.

Proponho o retorno daquele corinho que aprendíamos quando éramos crianças nos departamentos infantis das igrejas históricas:

"O sabão, lava meu rostinho
Lava meu pezinho, lava minha mão.
Mas, Jesus, prá me deixar limpinho,
Quer lavar meu coração".

PS: Comentários com palavrões não serão publicados, obviamente!
FONTE: O TEMPORA! O MORES!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O mártirio dos Valdenses

Não podemos esquecer a História de nossos antecessores espirituais, pois muito do que temos e desfrutamos hoje, dependeram deles. Eles são fieis exemplos e construíram com sangue e sofrimento uma ponte que nos liga ao passado - recordemos então um pouco sobre "o mártirio dos Valdenses":

Os Valdenses reconheciam na Escritura a única autoridade final e definitiva para sua fé e práticas. Criam na justificação pela fé e rejeitavam as obras meritórias como fonte de salvação. Em 1212 um grupo de 500 Valdenses de várias nacionalidades foram detidos em Estrasburgo e queimados na fogueira pela Inquisição. Então, um dos seus pastores declarou pouco antes de morrer:

"Nós somos pecadores, mas não é a nossa fé a que nos faz tais; tampouco somos culpados da blasfêmia pela qual somos acusados sem razão; mas esperamos o perdão dos nossos pecados, e isto sem a ajuda do homem, e tampouco através dos méritos ou de nossas obras".

Crença

Além da Escritura não sustentavam nenhum credo ou confissão de fé particular. Apesar disso, conseguiram conservar quase intactas a sua fé e as suas práticas ao longo de vários séculos; o qual prova de passagem que o melhor remédio contra a heresia e o engano é a espiritualidade apoiada em uma profunda fidelidade e apego à Escritura.

Tinham, em particular, a mais alta avaliação pelas palavras e obras do Senhor Jesus Cristo nos Evangelhos. A sua meta principal era seguir a Cristo, guardando as suas palavras e imitando o seu exemplo.

Não davam muita importância ao conhecimento meramente teológico e mental da verdade, pois insistiam que isto só podia ser entendido por meio da luz que o Espírito Santo concede ao coração daqueles que obedecem as palavras de Deus. Da mesma maneira, colocavam em um lugar central da sua vida os ensinos do Sermão do Monte, e as consideravam como uma regra de vida para todos os filhos de Deus.

Além disso, rejeitaram as disputas doutrinarias como infrutíferas, e aceitavam os ensinos dos homens de Deus de toda época e lugar, caso conformassem à Escritura. O seu maior interesse estava em uma espiritualidade real e prática.

Estilo de vida

O inquisidor Passau disse a respeito deles: "As pessoas podem conhecê-los por seus costumes e suas conversações. Ordenados e moderados evitam o orgulho nas vestes, que não são de tecidos baratos nem luxuosos.

Não se metem em negócios, a fim de não verem-se expostos a mentir, a jurar nem enganar. Como obreiros vivem do trabalho das suas mãos. Os seus próprios mestres são tecelões ou sapateiros. Não acumulam riquezas e se contentam com o necessário. São castos, sobre tudo os lioneses, e moderados em suas comidas. Não freqüentam os botequins nem os bailes, porque não amam essa classe de frivolidades.

Procuram não zangar-se. Sempre trabalham e, no entanto, acham tempo para estudar e ensinar. São conhecidos também por suas conversações que são ao mesmo tempo sábias e discretas; fogem da maledicência e se abstêm de conversas vãs e zombadoras, assim como da mentira. Não juram e nem sequer dizem 'é verdade', ou 'certamente', porque para eles isso equivale a jurar".

Quanto à ordem da igreja, não tinham nenhuma classe de organização centralizada, nem hierarquia superior. As suas assembléias eram dirigidas por anciões ou presbíteros a quem chamava 'Barbas'. Celebravam juntos a Ceia do Senhor, sem excluir a nenhum crente dela.

Também reconheciam a existência de um ministério apostólico extra local e itinerante. Os apóstolos Valdenses viajavam continuamente entre as igrejas para ensinar, encorajar e ganhar novos convertidos. Não possuíam bens econômicos nem famílias, já que as suas vidas estavam em contínuo perigo e aflição. As suas necessidades eram supridas pelos irmãos, quem os tinha na maior estima e reconhecimento.

Viajavam de dois em dois, sempre um mais velho com um mais jovem como aprendiz. Muitos tinham conhecimentos de medicina para ajudar os necessitados. Também havia entre eles homens altamente educados e eruditos. Freqüentemente as pessoas os chamavam 'Amigos de Deus' devido a sua profunda espiritualidade e simplicidade.

Perseguições e martírios

Apesar do seu relativo e tranqüilo isolamento, as constantes atividades missionárias dos seus apóstolos atraíram finalmente para si a atenção e o ódio da cristandade organizada. Os numerosos santos perseguidos em outras partes encontravam refúgio em suas assembléias, que se tinham espalhado por vários países da Europa. Este fato muito em breve atraiu sobre eles o olhar implacável dos inquisidores.

Em 1192, alarmado pelo crescente número dos Valdenses na Espanha, o Rei Alfonso de Aragón emitiu um decreto contra eles nos seguintes termos: "Ordenamos a todo valdense que, já que estão excomungados da santa igreja, inimigos declarados deste reino, têm que abandoná-los, e igualmente a outros estados dos nossos domínios.

Em virtude desta ordem, qualquer que a partir de hoje receber em sua casa os mencionados Valdenses, assistir os seus perniciosos discursos, dar-lhes mantimentos, atrairá por isso a indignação do Deus todo-poderoso e a nossa; os seus bens serão confiscados sem apelação, e será castigado como culpado do crime de lesa-majestade...

Além disso, qualquer nobre ou plebeu que encontre dentro dos nossos estados a um destes miseráveis, saiba que se os ultrajar, maltratá-los e os perseguir, não fará com isto nada que não nos seja agradável". Muitos irmãos sofreram o martírio durante a perseguição que desencadeou a partir do decreto real.

Mais adiante, em 1380, um emissário da igreja oficial foi enviado para ocupar-se com eles nos vales de Piamonte. Durante os próximos 30 anos, 230 irmãos foram queimados na fogueira e seus bens repartidos entre os seus perseguidores. A perseguição se agravou em 1400 e, então, muitas mulheres e crianças procuraram refúgio nas altas montanhas. Ali a maior parte deles morreu de fome e frio.

Em 1486 se emitiu uma carta pontifícia em oposição a eles e os vales foram invadidos por um exército de 8000 soldados de Archidiácono de Cremona, cujo objetivo era extirpar os hereges. Mas esta vez os pacíficos camponeses Valdenses tomaram as armas para defender-se, por isso o sangrento e desigual conflito se estendeu por quase 100 anos. A resistência dos irmãos foi então tão heróica, que receberam o nome de Israel dos Alpes'.

Quando começou a Reforma, os exércitos da igreja organizada aproveitaram para tomar vingança contra os Valdenses, e arrasaram literalmente várias das suas aldeias e povos. Em Provenza, no sul da França, floresciam 30 aldeias Valdenses que tinham começado a fazer contato com os líderes da Reforma. Inteirados, os seus inimigos convenceram mediante ardis e mentiras o rei da França, Francisco I. Pressionado pelo Cardeal Tournon, ordenou que todos os Valdenses fossem exterminados (19 de janeiro de 1545).

Foi enviado um exército contra eles, que, depois de sete semanas de matanças, terminou com a vida de cerca de 3 a 4 mil homens e mulheres. A brutalidade e o horror se estenderam pela região. 22 aldeias ficaram totalmente destruídas. Os poucos sobreviventes foram enviados para servir de remadores nas galeras por toda a vida e apenas um reduzido número conseguiu escapar para a Suíça.

Considerações finais

Apesar de tudo, os Valdenses, diferente dos outros grupos perseguidos, sobreviveram. Nos dias da Reforma muitos passaram a formar parte das filas protestantes, enquanto que outros se uniram a assim chamada Reforma Radical dos Anabatistas. Junto com eles sobreviveram importantes escritos que nos ajudam a entender a fé daqueles irmãos cujos testemunhos foram calados pelo martírio, tais como os cátaros e albigenses, com quem os Valdenses se encontravam estreitamente unidos. E por eles aprendemos que um remanescente fiel lutou, sofreu e morreu por Cristo durante vários séculos de escuridão e apostasia, quando parecia que a fé bíblica tinha desaparecido da terra.

E agora um quadro inteiramente diferente surge diante dos nossos olhos. Não se tratavam de hereges, mas sim de verdadeiros irmãos e irmãs em Cristo.

Aqui e lá, em todas as partes da Europa onde homens e mulheres fiéis buscavam o Senhor, a luz da sua palavra resplandecia e um testemunho se levantava no meio da escuridão. Mas o inimigo que enfrentavam era formidável, ardiloso e cruel.

As suas armas preferidas eram a difamação e o martírio. Diante delas, todos os seus esforços pareciam destinados ao fracasso e a aniquilação. As fogueiras se multiplicavam e os horrores pareciam não ter fim. No entanto, a sua fé sobreviveu e prevaleceu através de toda aquela imensa maré de malignidade que ameaçou inundá-los por completo

E a luz alçou no final daquela época de trevas ainda invicta e resplandecente. Desta maneira, junto a albigenses e cátaros e outros cujo testemunho foi silenciado e apagado da história, os Valdenses mantiveram erguido a chama e a fizeram chegar até os nossos dias, para falar por todos os irmãos cujo invencível testemunho de fé e amor por Cristo creram ter feito calar para sempre; e nos dizer que em todos eles brilhou de maneira clara e singular a luz invencível de Cristo e o seu Evangelho eterno, no meio da adversidade mais implacável. Por isso, o seu legado espiritual resulta imperecível.

"Ouvi uma voz do céu que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, descansarão dos seus trabalhos, porque as suas obras com eles seguem" (Ap. 14:13).


Fonte: aguasvivas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Por dentro do cérebro - Dr Paulo Niemeyer Filho / Neurocirurgião

Não deixem de ler ! Vale a pena...


Parte da entrevista da revista PODER, ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho,
abaixo, quando lhe foi perguntado:

O que fazer para melhorar o cérebro ?
Resposta:

Vc. tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a autoestima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a autoestima no ponto.

PODER: Cabeça tem a ver com alma?

PN: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.

PODER: O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas?

PN: Todo adulto deve incluir no check-up uma investigação cerebral. Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num checkup, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.

PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha?

PN: Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

PODER: Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?

PN: Todo exagero.
Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância,etc.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.

PODER: Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?

PN: Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

PODER: Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?

PN: Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente ,com saúde, e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.

PODER: Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?

PN: O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

Você acredita em Deus?

PN: Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vai até a família e diz:

"Ele está salvo".

Aí, a família olha pra você e diz:

"Graças a Deus!".

Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais independente de religião.
Neuroterapia - Técnica baseada em exercícios mentais pode fazer cérebro rejuvenescer até 10 anos

Quando se fala em exercício, quem foi que disse que eles se aplicam somente aos músculos do nosso corpo? Hoje em dia, já é possível exercitar a mente também. O cérebro é uma complicada rede de neurônios que atuam em todas as funções que desempenhamos durante a nossa vida, mas, com a idade, sua capacidade de reposta diminui. Para retardar esse processo, existe uma técnica chamada de neuroterapia, que garante a melhoria das funções cerebrais e, consequentemente, tem a capacidade de rejuvenescer o cérebro em até dez anos e evitar diversos tipos de demências, inclusive o Alzheimer.

A idade traz diversas alterações fisiológicas, que atingem inclusive o cérebro. De acordo com o neurocientista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rogerio Panizzutti, "com a idade, ocorre uma lentificação dos processos cerebrais, o que pode interferir, por exemplo, no tempo de reação para desviar de um obstáculo ao dirigirmos um carro. Observamos, entre outras coisas, uma lentificação do processamento dos sons pelo cérebro, além de uma dificuldade para entender os sons em situações difíceis, como em um local barulhento. Embora os neurônios 'mortos' não possam mais 'ressuscitar', estudos têm mostrado que podem surgir novos neurônios no cérebro ou que os existentes possam ainda assumir novas características, mesmo após atingirmos a idade adulta".

Para que os neurônios possam assumir novas funções eles precisam de estímulos. "A neuroterapia cognitiva utiliza exercícios cientificamente desenhados para melhorar a função cerebral. Estes exercícios se utilizam da grande capacidade que o nosso cérebro tem de se modificar, a neuroplasticidade. As últimas décadas de intensos estudos sobre neuroplasticidade permitiram entendermos melhor como isto funciona e como pode ser utilizado para ajudar as pessoas que têm algum declínio da função cerebral, inclusive o declínio relacionado ao envelhecimento. Por outro lado, apesar de não termos evidências conclusivas sobre isso, achamos que a partir dos 45 anos de idade já seria benéfico iniciar a neuroterapia, embora isso obviamente varie de acordo com as características de cada pessoa", afirma Rogerio.

Hoje em dia, já existem diversos cursos espalhados pelo Brasil de treinamento cerebral. Eles estimulam o cérebro através de diversos tipos de desafios da neuroterapia cognitiva. Rogerio diz que "estudos mostram que pessoas com mais de 65 anos que fizeram a neuroterapia observaram que a sua qualidade de vida diária melhorou e foram menos afetados por problemas graves de saúde. Alem disso, eles tiveram redução nos gastos com médicos e medicamentos e menos declínio nas habilidades para executar tarefas da vida diária. A neuroterapia cognitiva melhora a velocidade de processamento e a capacidade de memória e também pode ajudar as pessoas a ficarem mais saudáveis e independentes por longos períodos de tempo. Pessoas com mais de 65 anos que fizeram a neuroterapia conseguiram ficar com a capacidade cerebral que tinham há dez anos. Importante: os benefícios permaneceram mesmo cinco anos após a interrupção da terapia".

Estimular o cérebro é importante e é uma atividade que pode ser feita diariamente. No entanto, as opiniões sobre que atividades são essas divergem um pouco. De acordo com a gestora de um curso especializado em neuroterapia Bianca Ferreira, "o nosso cérebro é preguiçoso e ao mesmo tempo gosta de novidade, variedade e desafios. Por isso estimular o cérebro nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia, como trocar o relógio de punho, surte um bom efeito". No entanto, a opinião de Rogerio é de que "estudos têm mostrado que atividades como a leitura e os exercícios físicos têm um efeito benéfico sobre o funcionamento do cérebro. Outra boa maneira de mantermos o nosso cérebro em boa forma é protegê-lo de agressores como a pressão alta, colesterol alto, diabetes, depressão e sedentarismo".

Veja abaixo uma lista com dez dicas preparadas por Bianca Ferreira que podem ajudá-lo a estimular o seu cérebro no dia-a-dia. Não esquecendo, também, de seguir as orientações de Rogerio e cuidar muito bem da saúde:

1. Tomar banho com os olhos fechados ou com a luz apagada
2. Fazer tarefas com a mão que você usa menos
3. Quando for para o trabalho, variar o trajeto
4. Andar de costas ou para os lados
5. Mudar os objetos de lugar na mesa de trabalho
6. Tentar descobrir os ingredientes do prato que está comendo
7. Usar cômodos diferentes para fazer as refeições em casa
8. Quando ler uma palavra, pensar em outras cinco que comecem com a mesma letra
9. Ler no dicionário uma palavra nova a cada dia e tentar usá-la nas conversas
10. Memorizar a lista de compras do supermercado.

Portal Mais de 50
FONTE: www.apsef.org.br