domingo, 27 de março de 2011

Igreja, uma comunidade terapêutica

A igreja de Deus é a coluna e baluarte da verdade. Ela é filha da verdade, anda na verdade, é santificada na verdade e embaixadora da verdade. A igreja, porém, tempera a verdade com o amor. Ela fala a verdade em amor. Verdade sem amor fere; amor sem verdade engana. Para ser uma comunidade terapêutica, a igreja precisa falar a verdade e ao mesmo tempo amar as pessoas. Nas palavras de Jesus, a igreja “não esmaga a cana quebrada nem apaga a torcida que fumega”. O apóstolo Paulo exorta as igrejas da Galácia: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o, com espírito de brandura, e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gl 6.1). Para que a igreja seja uma comunidade terapêutica, alguns princípios devem ser observados à luz do texto supra:

1. Uma igreja terapêutica não faz provisão para o pecado. Aqueles que vivem na prática do pecado não pertencem à igreja de Deus, pois quem vive pecando não conhece a Deus. O pecado na vida do crente é um acidente e não uma prática. O crente não pode pecar deliberadamente, intencionalmente. Não podemos fazer provisão para o pecado e ao mesmo tempo pertencermos à igreja do Deus vivo. Deus nos salvou do pecado e não no pecado; fomos chamados à santidade e à irrepreensibilidade.

2. Uma igreja terapêutica é conduzida pelo Espírito Santo. Quando Paulo fala: “vós, que sois espirituais” não está referindo-se a uma elite dentro da igreja. Os crentes em Cristo são aqueles que receberam o Espírito (Gl 3.2), nasceram do Espírito (Gl 4.29), andam no Espírito (Gl 5.16), produzem o fruto do Espírito (Gl 5.22,23), e vivem no Espírito (Gl 5.25). A igreja de Deus é uma comunidade terapêutica, porque os crentes, sendo espirituais, são agentes da cura e não instrumentos da morte.

3. Uma igreja terapêutica trata com sensibilidade os que tropeçam. O apóstolo ordena: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura”. A palavra usada pelo apóstolo procede da medicina. Foi usada no grego clássico para reparar um osso quebrado. Precisamos lidar com tato e sensibilidade com as pessoas que caem. Devemos ser intransigentes com o pecado, mas cheios de ternura com aqueles irmãos que são surpreendidos por ele. Não podemos esmagar aqueles que já estão quebrados nem ferir ainda mais aqueles que já estão machucados pela queda. A correção ao faltoso precisa ser com espírito de brandura e não com truculência. A disciplina visa a restauração do caído e não sua destruição.

4. Uma igreja terapêutica mantém-se vigilante para não cair em pecado. Paulo diz que devemos nos guardar para não sermos também tentados a cair nos mesmos pecados que reprovamos nos outros. Hipocrisia e soberba são armadilhas perigosas que aprisionam e adoecem a igreja. Seria hipocrisia condenar na vida do irmão o pecado que acariciamos no coração. Somos tendentes a projetar nossos próprios erros em alguém e condenar nesse alguém o que não temos coragem de enfrentar em nós mesmos. Vemos com mais facilidade um cisco no olho do irmão do que uma trave em nosso próprio olho. Coamos mosquitos e engolimos camelos. Uma igreja terapêutica não coloca fardos nas costas das pessoas, mas leva as cargas uns dos outros.

Rev. Hernandes Dias Lopes
Fonte: Palavra da verdade
Vai masi essa receita. Quando eu for fazer, aos invés de ralar o milho vou passar no liquidificador com o leite e coar. Vai dar menos trabalho e o efeito será o mesmo, com certeza.



Bolo de milho verde light
Muito fofinho; ele desbanca a receita com fubá
Por Minha Vida Publicado em 6/6/2007 Revisado em 31/5/2010
80 calorias por fatia

Ingredientes
6 unidades de espiga de milho limpa
10 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
4 unidades de clara de ovo
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
½ colher de chá de fermento.



Modo de preparo:
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos.
Aos que fazem dieta e como eu, não comem bolo, mas morrem de vontade, vai essa receitas:

Fofinho e cheiroso, um bolo recém-saído do forno é tentação difícil de resistir. Melhor ainda se, além de deliciosa, a receita incluir ingredientes que turbinam a sua saúde, como é caso da cenoura e da banana, ótimas fontes de vitamina C (antídoto poderoso contra o estresse e o envelhecimento). E, para resolver o problema das calorias em excesso, a equipe nutricional RG Nutri disponibilizou especialmente ao Minha Vida, duas receitas de bolos light e com o mesmo gostinho da versão tradicional. Confira abaixo.

Bolo de cenoura light Ingredientes
Massa
- 3 ovos
- 1 ½ colher de sopa rasa de adoçante culinário
- 1 xícara de chá rasa de leite desnatado morno

- ¾ xícara de chá de óleo
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa cheia de fermento em pó
- 1 ½ xícara de chá de cenoura picada

Cobertura
- 2 colheres de sopa rasas de achocolatado diet
- 1 colher de sopa rasa de margarina light
- 1 xícara de café rasa de leite desnatado

Modo de preparo
Massa
Bata no liqüidificador os ovos e o adoçante. Acrescente a cenoura, o óleo, o leite desnatado e o fermento em pó e bata bem. Retire o creme e coloque em um recipiente. Junte a farinha aos poucos. Misture delicadamente obtendo uma massa homogênea. Unte uma forma com margarina light, polvilhe farinha de trigo e deposite a massa. Leve o bolo para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos.
Cobertura
Em um recipiente junte todos os ingredientes, misture e leve ao fogo para engrossar. Com ajuda de uma colher, espalhe o creme sobre o bolo ainda quente. Calorias por porção (60g): 76,6 kcal

Bolo de banana light Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de adoçante culinário
- 100g de margarina derretida
- 3 bananas amassadas
- 2 gemas
- 2 claras em neve
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de café de sal
- 3 colheres de sopa de leite desnatado
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador. Por último, acrescente o fermento e as claras em neve e misture à mão (isso deixa o bolo mais fofinho). Coloque a mistura numa fôrma para bolo inglês e leve para assar em forno médio por 30 minutos. Calorias por porção (60g): 150 kcal

Fonte: minhavida.com.br

quarta-feira, 23 de março de 2011

DIETA DO CHÁ BRANCO

Vou fazer!!!



Cardápio: 15 dias de dieta com 1200 calorias + chá branco
Varie as refeições como quiser: o café da manhã do primeiro dia com o almoço do segundo e o jantar do terceiro. Ou repita uma mesma opção várias vezes: biscoito de polvilho no lanche, por exemplo. Mas faça os três lanches para segurar mais a fome. E (importante!) beba quatro ou cinco xícaras (o equivalente a 1 litro) de chá branco todos os dias.

Dia 1

Café da manhã
• 1 xícara de chá branco
• 2 torradas integrais light com 2 col. (chá) de cream cheese light e 2 col. (chá) de geleia diet

Lanche 1
• 1 xícara de chá branco
• Fruta (1 fatia de mamão)

Almoço
• 1 filé (120 g) de frango grelhado (ou cozido)
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência) com 1 concha pequena de feijão
• 1 pires (chá) de legumes cozidos (abobrinha, cenoura, vagem)
• 1 prato (raso) de salada verde (rúcula, alface, almeirão). Tempere com 1 fio de azeite, sal e limão

Lanche 2
• 1 xícara de chá branco
• 3 biscoitos de polvilho

Lanche 3
• 1 xícara de chá branco
• Fruta (1 maçã)

Jantar
• 1 prato (fundo) de sopa desintoxicante
• 1 prato (raso) de salada verde (agrião, alface) com 1 col. (sopa) de atum light

Dia 2

Café da manhã
• 1 copo (250 ml) de chá branco com folhas e frutas batido com 1 col. (sopa) de mix de fibras*
• 1 ovo mexido com 1 fatia de peito de peru e 1 fatia fina de queijo branco light

Lanche 1
• 1 xícara de chá branco
• 2 castanhas-do-pará

Almoço
• 1 filé (120 g) de peixe grelhado (ou no vapor)
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência) com 1 concha pequena de lentilha
• 1 pires (chá) de legumes cozidos (abobrinha, cenoura, vagem)
• 1 prato (raso) de salada verde (couve, alface)

Lanche 2
• 1 xíc (chá) de chá branco
• 3 biscoitos de água e sal (sem gordura trans)

Lanche 3
• 1 xícara de chá branco
• fruta (1 laranja)

Jantar
• 1 filé (120 g) de frango grelhado
• 1 prato (raso) de salada mista (alface, palmito e tomate)

Poderes extras do chá branco e as melhores versões
Assim como o chá-verde, o branco tem outros benefícios além de emagrecer. É capaz de fortalecer o sistema imunológico (deixa você mais resistente a doenças) e tirar de cena os radicais livres (sua pele fica jovem por mais tempo). Isso acontece, de novo, graças às catequinas e aos polifenóis (antioxidantes até mais poderosos que as vitaminas C e E). Pesquisas feitas nas universidades americanas de Pace, Cleveland e Case Western Reserve revelam mais sobre o chá branco:

• Diminui o colesterol ruim, o LDL, e fortalece as artérias e veias, prevenindo problemas cardiovasculares.

• Protege a pele dos efeitos nocivos do sol, pois melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta B (responsáveis pela vermelhidão). Com isso, diminui o risco de câncer de pele.

• Age como um antigripal e anti-inflamatório.

• Previne a formação de placas e cáries nos dentes.

A melhor versão

Erva, sachê, cápsula, chá pronto ou instantâneo? Os especialistas são unânimes ao afirmar que a erva a granel (própria para infusão) é a melhor escolha. As cápsulas com o extrato da planta também são poderosas, mas devem ser prescritas por um especialista. E as versões industrializadas? Dependendo da marca, o produto traz o extrato concentrado da erva. Mas nem sempre é assim. “Algumas empresas colocam uma quantidade mínima de chá branco na composição do produto. Ou, ainda, usam apenas o aroma. E isso não traz nenhum efeito terapêutico”, diz Andrea Frias, coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita, em Piracicaba (SP).

Fonte:

terça-feira, 1 de março de 2011

Colha todos os benefícios das frutas vermelhas
Elas têm nutrientes poderosos que previnem da gripe ao câncer
Por Carolina Gonçalves Publicado em 23/2/2011

Quando pensamos em frutas vermelhas, logo nos vêem à cabeça frutas como framboesa, morango, amora e mirtilo e seus poderosos antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças.

Além, é claro, de render saborosas receitas! Porém, os antioxidantes presentes nelas não são a única vantagem dessas frutas - pelo contrário, elas fazem muito pela nossa saúde.

Conversamos com dois nutricionistas, que nos contaram por que é tão importante incluir essa turminha no cardápio.

Propriedades nutricionais valiosas
As frutas vermelhas possuem uma tabela nutricional poderosa, confira os valores para cada 100g das frutas:

Amora Framboesa Morango Mirtilo
Calorias 53g 57g 36g 43g
Proteínas 1,7g 1,2g 0,8g 0,6g
Lipídeos 0,4g 0,6g 0,3g 0,1g
Glicídios 12,2g 13,2g 8,5g 9,8g
Fibras 0,9g 3,9g 1,3g 1,7g
Cálcio 30mg 34mg 29mg 12mg
Fósforo 32mg 36mg 29mg 9mg
Ferro 3,7mg 2,0mg 1,0mg -
Vitamina B1 0,3mg 0,02mg 0,03mg -
Vitamina B2 0,06mg 0,04mg 0,04mg -
Niacina 0,7mg 0,5mg 0,4mg -
Vitamina C 5mg 18mg 70mg 18mg

As frutas vermelhas têm um baixo teor de proteína e lipídeos, enquanto os níveis de carboidratos são bons, dando as frutas um sabor mais doce. Os teores de cálcio e fósforo são altos, tornando essas frutas uma ótima opção para o fortalecimento dos ossos.


Dentre as vitaminas, o carro chefe nutricional fica a cargo da vitamina C, principalmente no morango, que tem 70mg do nutriente a cada 100g, tornando essa uma alternativa àqueles que não gostam das frutas tipicamente relacionadas à vitamina C, como acerola.

"Estas frutas também se caracterizam pela baixa quantidade de calorias, elevado teor de água e bom teor de fibras", explica o nutricionista José Fernando Durigan.

Já o seu o teor de ferro é baixo. Isso significa que as frutas vermelhas não são as melhores fontes para o tratamento da anemia e outras doenças envolvendo deficiência desse nutriente.


"A atividade antioxidante proporcionada por essas frutas também nos protege contra os efeitos do envelhecimento, que estão associados aos radicais livres", explica Mayumi.

O envelhecimento também leva à fragilidade dos capilares sanguíneos, que estão associados à má circulação do sangue e às condições inflamatórias, como artrites.

"As antocianinas, principal flavonóide dessas frutas, protegem os capilares dos danos causados pelos radicais livres e estimulam a formação do tecido saudável, possibilitando a formação de novos capilares sanguíneos", esclarece José Fernando.


Ação anticancerígena
Além dos flavonoides, a amora e a framboesa possuem uma substância chamada ácido elágico que, segundo José, tem ação antimutagênica, inibindo o aparecimento de tumores câncerígenos.

De acordo com o nutricionista, experiências têm mostrado que as antocianinas também induzem as células cancerígenas ao processo de autodestruição.

Melhoram a visão
O mirtilo e a framboesa carregam um nutriente da classe dos carotenoides chamado luteína, que ajuda a manter a boa visão. "As antocianinas, junto com a luteína, também melhoram as funções visuais", afirma Mayumi.

Relaxando as artérias
E mais uma vez os créditos vão para os flavonoides. De acordo com José, eles podem afetar o processo de contração dos músculos, diminuindo a contração arterial causada pela epinefrina (hormônio do estresse).

"Dessa forma, eles proporcionam o relaxamento das artérias, regulando a pressão sanguínea e auxiliando na redução de doenças cardiovasculares" afirma José.

Flora Intestinal
Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas. "Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo", explica a nutricionista. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.


Estimulam a memória
Um estudo realizado pelo Salk Institute for Biological Studies, na Califórnia, constatou que a fisetina, flavonoide presente nessas frutinhas, em especial no morango, estimula área do cérebro responsável pela memória de longo prazo e o protege de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.

Segundo os pesquisadores, a fisetina induz a maturação das células neurais, evitando que elas morram e auxiliando a fixação de novas conexões entre elas.

Com isso, a atividade cerebral não é afetada pela morte natural de células nervosas e a memória é estimulada com maior eficiência.


Controlam a hipertensão
Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que a antocianina presente nessa turma é capaz de oferecer proteção contra hipertensão.

A equipe de cientistas estudou 134 mil mulheres e 47 mil homens durante um período de 14 anos. Nenhum dos participantes tinha hipertensão no início do estudo.

A incidência de hipertensão nos indivíduos durante esse período de 14 anos foi, então, relacionada ao consumo de flavonoides diferentes de diversos alimentos (frutas diversas, chás, legumes).

Quando os pesquisadores analisaram a relação entre o indivíduo, sua fonte de flavonoides e a incidência de hipertensão, eles descobriram que aqueles que comeram pelo menos uma porção das frutas por semana reduziram o risco de desenvolver a doença em 10%.

Inclua essas frutinhas na dieta
Todas essas frutas podem utilizadas como ingrediente para uma infinidade de receitas, desde bebidas até geleias e tortas. Porém, para aproveitar o máximo delas, o ideal é que sejam ingeridas "in natura".

Usar as frutas como ingredientes para outras receitas pode tanto concentrar alguns elementos nutricionais, como os fenóis, quanto destruir outros, como as vitaminas hidrossolúveis, especialmente a Vitamina C.

Quanto à ingestão da fruta in natura, não há contra indicações a não ser nos casos de intolerância ou alergia. Inclusive, para que o efeito dos flavonoides seja plenamente efetivo, as frutas vermelhas devem ser ingeridas diariamente.

Fonte: minhavida.com.br