sábado, 15 de janeiro de 2011

Problemas intestinais afetam 20% da população mundial
Hábitos alimentares ruins potencializam sintomas da Síndrome do Intestino Irritado
Por Minha Vida Publicado em 3/1/2011


Os problemas intestinais atormentam a vida de uma grande parcela da população. Os números comprovam: mais de um bilhão de pessoas, o que representa cerca de 20% da população mundial, sofre com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), um desconforto digestivo caracterizado por prisão de ventre ou diarreia e dores abdominais causadas por cólicas e gases.

A síndrome, também conhecida como cólon irritável ou intestino irritado, é uma das principais desordens digestivas no mundo. Sua incidência nos países em desenvolvimento está se alastrando por causa de mudanças estruturais, como o crescimento da economia, que acaba gerando mudanças em hábitos alimentares da população.

A doença pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, mas é frequentemente encontrada em pessoas entre 20 e 40 anos, sendo que predomina e tem maior intensidade nas mulheres.


Combata os problemas intestinais
A digestão difícil, na maioria das vezes, é resultado da má escolha dos alimentos. Por isso é importante seguir uma dieta balanceada. Beber pouca água e ter uma rotina alimentar pobre em fibras atrasa o funcionamento do intestino, causando desconfortos como inchaço e pele marcada por acne, que surge pelo excesso de toxinas no organismo. Abaixo, confira as dicas para manter o bom funcionamento de seu intestino.

Alimentos Crus: comer verduras e legumes crus rende, além de muitas vitaminas, fibras para o seu organismo. Mastigue bem e, em no máximo dois dias, você nota a diferença.

Frutas com bagaço: o bagaço das frutas ajuda na formação do bolo fecal. Chupe laranja e mexerica, por exemplo, sem descartá-lo. Fazendo isso uma vez por dia o seu intestino passa a funcionar com regularidade.


Água: ela ajuda na digestão dos alimentos e impede o ressecamento das fezes, um problema comum se você demora muito tempo para ir ao banheiro. Dois litros por dia garantem bom funcionamento do organismo.

Iogurtes: existem as versões específicas para quem sofre com a prisão de ventre. O consumo contínuo desses iogurtes regula o trânsito intestinal, diminuindo o inchaço.

Alimentos integrais: arroz, trigo, pão, milho, aveia e granola são alguns exemplos. Uma porção desses alimentos por dia já é suficiente.

Nenhum comentário: