domingo, 30 de maio de 2010

Alimentos que previnem o câncer
Frutas e legumes orgânicos são as estrelas do cardápio
Por Especialistas Publicado em 10/5/2010


O que frutas vermelhas, uvas, brócolis e tomate têm em comum? Eles estão no topo da lista dentre os alimentos que protegem contra o câncer.
O Instituto Americano de Pesquisa do Câncer estima que cerca de 1/3 dos 1,4 milhões de casos de câncer que ocorrem anualmente nos Estados Unidos poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável.
Se pensarmos que o que comemos se traduz em como o nosso corpo reage, faz todo o sentido de que frutas e legumes orgânicos sejam considerados "estrelas" do cardápio.

Frutas Vermelhas- framboesa, amora, mirtilo (blueberry) são consideradas uma fonte riquíssima de vitamina C, flavonóides, ácido elágico, fibras e outros antioxidantes (substâncias que ajudam na proteção das células do corpo contra os danos cumulativos), que evitam o aparecimento de diversos tipos de câncer, em especial os de cólon, esôfago, pele, bexiga, pulmão e mama.

"1,4 milhões de casos de câncer poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável".

Seja Criativo
Framboesa, amora e mirtilo são frutas deliciosas que podem ser encontradas frescas, congeladas ou secas.
Porção: ½ xícara.
*Misture no seu cereal matinal, seja com iogurte ou leite.
*Faça uma vitamina, misturando-as com leite para um lanche saudável.
* Adicione-as recheio de pães-doces e muffins.

Uvas
Fruta abundante em antioxidantes, em especial o resveratrol. Pesquisa científica identificaram que o resveratrol tem a capacidade de impedir que células cancerosas desenvolvam-se na mama, fígado, estômago e sistema linfático. A maior fonte de resveratrol encontra-se na casca da uva. Outro ponto importante: uvas vermelhas são muito mais ricas em resveratrol do que as uvas verdes.

"Framboesa, amora e mirtilo são frutas deliciosas que podem ser encontradas frescas, congeladas ou secas".Seja criativo
Uvas são deliciosas também em pratos quentes!
Porção: cerca de 15 uvas
* Experimente uvas em molhos e compotas sobre frango.
*Coma simplesmente como um lanche no meio da tarde ou misture em sua salada.

Brócolis
São vegetais crucíferos, da mesma família da couve-flor, repolho, couve e couve de Bruxelas. Pesquisas descobriram que os vegetais desta família são ricos em isotiocianatos que regulam um complexo sistema enzimático que protegem as células no nosso corpo contra o câncer de estômago, boca, faringe e laringe (garganta) e esôfago.

Seja criativo
Ele incorpora bem o sabor de qualquer tempero ou molho.
Porção: ½ xícara.
* Sirva cozido no vapor como acompanhamento de carne, frango e peixes.
* Faça um purê, misturando brócolis, couve-flor, alho e leite.
* Em saladas, sirva com folhas verdes, passas e castanhas.


Vida saudável pode evitar câncer Tomate
A cor vermelha do tomate deve-se ao licopeno, antioxidante importante na luta contra o câncer de próstata, mama, útero e melanoma (o mais agressivo tipo de câncer de pele). O interessante é que quanto mais concentrado o tomate, melhor, pois o processamento faz com que o licopeno seja absorvido mais facilmente (extrato de tomate e ketchup, por exemplo).

Seja criativo
*No avião, peça suco de tomate ao invés de refrigerante.
*A dupla infalível: macarrão com molho de tomate.
* Use e abuse em saladas e sanduíches.

IMPORTANTE: Vale à pena lembrar que o uso de pesticidas e agrotóxicos de forma não controlada no Brasil ainda constitui um fator preocupante - sempre que possível, compre vegetais orgânicos. Nenhum vegetal possui propriedade de prevenir o aparecimento do câncer isoladamente. Para a prevenção do câncer, recomenda-se uma dieta balanceada, que seja rica em vegetais, fibras e carnes magra e pobre em gorduras (saturadas e trans).

Conteúdo por:

Dra Juliana M. Korth
Especialidade: Clínica Médica, Med. de Família e Preventiva
Fonte: minhavida
Para se guardar um amor

© Letícia Thompson


A gente nunca deveria se acostumar com o amor. Deveríamos ter sempre essa sensação de novo, novidade, como se, cada manhã, descobrindo o nascer do dia, nos extasiássemos diante do espetáculo como se ele jamais tivesse acontecido antes.


Falta cuidados com o amor, com a nobreza dele e é por isso que ele se apaga. O frio no estômago passa logo que o amor toma posse, o coração bate menos rápido com o decorrer dos dias, a saudade precisa de mais tempo para ser sentida e os hábitos se instalam.

A diferença básica entre homens e mulheres é que a primeira parte é mais racional, vê e ouve somente o que quer, se satisfaz com mais facilidade fisicamente e a segunda... ah, a segunda!... essa é a guardadora dos sonhos que faz com que muitos relacionamentos continuem até depois que o sentimento acabou.

As mulheres trazem quase sempre escondido no peito a caixinha de promessas dos primeiros encontros, dos primeiros suspiros, primeiras palavras trocadas, elas guardam datas, tentam adivinhar os desejos, se especializam em surpresas e esperam secretamente ser adivinhadas.

Algo que aprendi com o tempo foi que o amor não é um conjunto de compatibilidades, mas a aceitação das incompatibilidades. Não amamos a outra pessoa quando ela tem algo que nos agrada, mas quando o que não nos agrada torna-se menos importante, mesmo se continua a existir. O amor está na diferença do contrapeso.

É preciso, para se guardar um amor, ter-se a memória fraca para certas coisas e um coração desesperadamente atento para outras. É preciso conhecer certos detalhes e dar-lhes a devida importância, apreciar o pôr-do sol como se fosse a primeira vez e se dar as mãos como se elas nunca se tivessem separado.



Letícia Thompson

sábado, 29 de maio de 2010

Olhos também são alvos do câncer
Risco cresce após 40 anos de idade; exames de rotina são essenciais
Por Ana Maria Madeira Publicado em 24/5/2010


Muitas pessoas nem imaginam, mas o olho também é um órgão que pode ser atacado pelo câncer. O tipo de câncer ocular mais frequente é o melanoma de coroide, um tumor maligno mais comum em adultos do que em crianças. "Temos percebido um aumento no diagnóstico desse tipo de câncer, tendo em vista um maior acompanhamento dos pacientes com os exames de rotina", explica a oftalmologista Martha Chojniak, especialista em oncologia e diretora de Oftalmologia do Hospital A.C.Camargo.

Esse tipo de tumor pode atacar diferentes partes do olho, desde a pálpebra até as estruturas internas, como a íris. A parte do olho mais acometida pelos melanomas é a coroide, que não é visível a olho nu, sendo necessário dilatar a pupila e examinar o olho com equipamentos especiais para diagnosticá-lo.

O exame de mapeamento de retina (mais conhecido como de "fundo de olho") é recomendado para adultos com mais de 40 anos, tendo em vista que as chances de desenvolver melanoma de coroide crescem com o avanço da idade. Os sintomas mais comuns são: baixas na capacidade de visão (bem como do campo visual), sombras na vista, dor local e olhos vermelhos.


Como tratar

O tratamento mais utilizado quando o tumor ainda é pequeno é a braquiterapia, que consiste em aplicar radiação apenas no local do tumor. Para tumores maiores, costuma se fazer necessária uma remoção do olho afetado, seguida da colocação de uma prótese. A precocidade do diagnóstico é importante, pois 25% dos pacientes desenvolvem metástase (quando o câncer se espalha para outros locais) e, destes, quase 100% não sobrevivem, no caso do melanoma de coroide.

Um outro tipo de tumor no olho é o retinoblastoma, originário das células da retina, em 90% dos casos acomete crianças de até cinco anos de idade. "Os índices de cura são altos, mas o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento gere menos efeitos colaterais e complicações", explica a oftalmologista. Existem dois tipos de retinoblastoma: o hereditário e o não hereditário.

A criança que tem o retinoblastoma hereditário corre o risco de desenvolver o tumor nos dois olhos, além de ter outros tipos de câncer anos após o tratamento, devido o fator genético, ou um retinoblastoma trilateral, que acomete também o sistema nervoso. O não hereditário costuma ser causado pelo desenvolvimento anormal da retina na infância e, em geral, acomete um só olho. O retinoblastoma pode ser diagnosticado ainda na maternidade, no exame de mapeamento de retina.


Para identificar o retinoblastoma, fique atento aos seguintes sinais na criança: pupila do olho branca, chamada de "olho de gato", ao invés de vermelha na presença de luz (isto pode ser observado em fotografias com flash) e estrabismo (que é uma consequência do tumor, e não sua causa). Dentre os fatores de risco, o mais importante é quando existe caso de retinoblastoma na família. Alguns outros tipos de tumor podem chegar a afetar os olhos. Para as mulheres, o câncer de mama, quando metastaseado, pode gerar tumores no olho e, para os homens, o mesmo ocorre com o câncer de pulmão. Além disso, existem tumores na mucosa conjuntiva que podem atingir a pálpebra, mas são menos frequentes.

Fonte: minhavida
A maturidade na balança - Saiba por que é tão difícil perder peso depois dos 50 anos
(26/05/2010 - 10:46)


A mediterrânea? Já foi. Dos pontos? Dez anos atrás. Dos carboidratos? Foi a primeira. Aquela que diz que você pode comer de tudo, que tal? Não faltam nomes e não faltam novidades quando o assunto é dieta. Quem não tem, inventa. E quanto mais o tempo passa, mais difícil é encontrar uma dieta balanceada, que garanta uma silhueta menos rechonchuda a cada ano. Afinal de contas, por que é tão difícil perder peso depois dos 50? A explicação existe. A desacerelação do metabolismo e o sedentarismo encabeçam a lista.


Segundo especialistas, a grande dificuldade para perder peso na fase madura e/ou idosa é de ordem fisiológica. "Com o envelhecimento, o metabolismo tende a ficar mais lento, a trabalhar de maneira mais vagarosa”, afirma a médica Isa Bragança.


Manter a boa forma exige esforço. Depois dos 50 anos, ainda maior. Portanto, desconfie das promessas milagrosas. “A maioria das dietas que ouvimos por aí são muito perigosas. Elas podem até fazer efeito num primeiro momento, mas não a longo prazo. Em pessoas mais velhas, a necessidade de vitaminas e minerais aumenta, e essas dietas não suprem essa demanda", afirma Bragança.


Comer para gastar, gastar para comer. Para perder peso com saúde o segredo é comer bem e se movimentar. Especialista em cardiologia do esporte, Isa avisa aos sedentários que é preciso manter o metabolismo a todo vapor. E, por tabela, a alimentação equilibrada. A velha regra de a cada três horas, uma garfada.


Segundo Isa, adotar uma dieta alimentar saudável ajuda no controle do peso e, fundamentalmente, faz bem à saúde. "Para quem já tem mais de 50 anos, o importante é se alimentar nas horas certas, com intervalos de três regulares entre as refeições. Dessa forma, o metabolismo está em constante trabalho, facilitando a perda de peso”, explica a médica.


Na hora de escolher a atividade física, pessoas com mais idade devem priorizar o equilíbrio e a flexibilidade. “Antes de tudo, é necessário fazer um teste de força para identificar o potencial físico de cada um. Em geral, os exercícios em pessoas idosos devem ter menos impacto, com menos carga e intensidade. Os mais indicados são os que priorizam a a coordenação motora e a parte aeróbica", diz Isa.


Pequenas mudanças na rotina também podem ajudar. Deixar de pegar um ônibus para distâncias curtas, abolir o controle remoto e levantar na hora de trocar o canal, trocar o elevador pela escada. "Ah, isso vai fazer diferença na balança”, anima a médica.


Fonte: Portal Mais de 50

sábado, 8 de maio de 2010

"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados
por sua personalidade, não pela cor de sua pele."
Martin Luther King


"A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final."
Luís Fernando Veríssimo

"No início, os filhos amam os pais. Depois de um certo tempo, passam a julgá-los. Raramente ou quase nunca os perdoam."
Oscar Wilde

"Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos."
Millôr Fernandes

"Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar."
Bertrand Russell

"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."
J. Petit Senn

"Não devemos moldar os filhos de acordo com os nossos sentimentos; devemos tê-los e amá-los do modo como nos foram dados por Deus."
Johann Goethe

"Os filhos são educados como se fossem ficar toda a vida filhos, sem nunca se pensar que eles se tornarão em pais."
August Strindberg

"Quero dar a meus filhos bastante dinheiro para que possam fazer o que quiserem, mas não dinheiro o bastante para que não façam nada."
Warren Buffett

"Meus filhos discordavam de mim toda hora, graças a Deus! Eu não punha objeções nenhumas a que fossem desobedientes. Os pais deviam lembrar-se de que, além de serem pais, são também o osso em que o cachorrinho pode afiar os dentes."
Peter Ustinov

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Bill Gates

"Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los."
Platão

"(Deus)... nunca perturba a alegria dos seus filhos se não for para lhes preparar uma mais certa e maior."
Alessandro Manzoni

"O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos."
Raúl Brandão

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta"
desconhecido

"Em princípio, não há nada que as mães desejem mais para os filhos do que vê-los casados, mas nunca aprovam as mulheres que eles escolhem."
Raymond Radiguet

"Amamos as filhas por aquilo que elas são e os filhos por aquilo que prometem vir a ser."
Johann Goethe

"As tias, as mães e as irmãs têm uma jurisprudência particular com os seus sobrinhos, os seus filhos e os seus irmãos."
Honoré de Balzac

"A primeira metade da nossa vida é estragada pelos pais e a segunda pelos filhos."
Clarence Darrow

terça-feira, 4 de maio de 2010

Em homenagem ao meus filhos, pois se não os tivesse eu não seria MÃE.
Em agradecimento a meu DEUS que me concedeu tão grande graça.



MEU FILHO

Hoje, falo a ti, porque sou tua mãe.
E, nesta data, não me basta receber o teu abraço, o teu presente.
Não me basta ser homenageada.
Aliás, não é preciso.
Neste dia, eu quero te agradecer.
Quero te olhar com carinho e com profundidade.
E pensar no quanto significas em minha vida.
Sou mãe, porque tu existe e sempre serei, enquanto viver, mesmo que deste mundo já tenha partido.
Sou tua mãe, não sou mãe apenas.
Sou mãe porque te gerei, ou porque te criei sem Ter te gerado ou porque te dediquei os meu dias, visando o teu crescimento e desenvolvimento integral.
E o que é ser mãe ? O que significa esta vivência ?
O que sou para ti e o que esperas de mim ?
Quero ser tua amiga, meu filho. Quero poder, no dia-a-dia, te ajudar a pensar, te oferecer minha mão, observar teu olhar e Ter a alegria de ver o sorriso em teu rosto.
Quero te ajudar a trilhar o teu caminho, respeitando tua liberdade, não te direcionando ou tolhendo, mas procurando te acompanhar.
Quero oferecer os meus momentos para os teus desabafos, quero ouvir os teu fatos do dia, estabelecendo um clima para que esses momentos existam, sem te cobrar quando não vieres a mim.
Quero saber te buscar sempre, sem te perder nunca, mesmo quando me ultrapassares em conhecimento e vivências.
Quero, enfim, crescer como mãe, enquanto te vi e te vejo crescer em idade, à medida que os anos passam.
E, para bem desempenhar o meu papel de mãe, preciso olhar para mim mesma, analisar meus atos, minha emotividade, meus posicionamentos de vida, minha luta do dia-a-dia; preciso analisar minhas falhas, verificar se estou sendo a mãe que mereces, se estou te dando exemplo de coragem e força, se estou ajudando a te encontrares contigo mesma e com Deus.
E, por isto, eu te agradeço. Agradeço porque, por existires, eu recomeço muitas vezes, eu amadureço e aprendo a ser uma mãe cada vez melhor.
A ti devo muito do que sou meu filho, pois a experiência de vivenciar, com seriedade, o papel de mãe, me oportunizou sorrisos, sofrimentos, cansaços, emoções que influenciaram minha personalidade e me levam, hoje, a tentar ser mais e melhor para poder conservar o elo de amizade que nos deve unir por toda a vida.
No dia das mães, agradeço a Deus por existires.

Fortaleza, 09 de Maio de 2004

Tua Mãe


Fonte: www.meu.cantinho.nom.br
PENSAMENTOS


"Nunca dê conselhos. Os soberbos e ignorantes ficarão com raiva e os sábios não necessitam."

"Todos nós desejamos o bom, o belo, o verdadeiro"

"Tudo que fazemos de ruim para os outros retorna em forma de infelicidade para nós."

"As melhores respostas estão dentro de nós. Precisamos perceber isso e agir de acordo."

"É preferível sofrer uma injustiça que praticar uma injustiça."

"Uma virtude atrai todas as outras. Um vício atrai todos os outros."